Dublin Core
Título
POSSIBILIDADES E LIMITES PARA ENSINO DE PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Materia
Educação,
Programação Computacional,
Licenciatura em Computação.
Autor
Alaecio Santos Ribeiro,
Jonas Martins,
Albano de Goes Souza
Descripción
O presente estudo visa demonstrar as possibilidades e as limites para desenvolvimento do
ensino da programação de computadores nos anos iniciais do ensino fundamental brasileiro. É
habitual a relação social com dispositivos tecnológicos em locais que frequentamos, contudo,
o que não é de senso comum, é que para o funcionamento pleno dessas tecnologias, existe um
procedimento informatizado, denominado Programação Computacional. Neste artigo, são
apresentados Aplicativos Web, enquanto possibilidades para o auxílio ao ensino das
Programação Computacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como: Khan
Academy, o Code.org, o CodeClubBrasil.org e Scratch, pois, suas filosofias são baseadas na
gratuidade e suas funcionalidades se adequam a faixa etária (6 aos 12 anos) dos alunos dos
iniciais do Ensino Fundamental. Para desenvolvimento pleno da Programação Computacional
nos anos iniciais do Ensino Fundamental, neste estudo, defende-se há necessidade da inserção
de profissionais docentes, que possuem tanto, capacidade técnica, quanto olhar pedagógico, e
que auxiliem o Pedagogo no processo de mediação transversal entre os saberes sobre
Linguagens e Algoritmos, e os saberes do currículo formal da escola, ou seja, ambos docentes
necessitam desenvolver as atividades em conjunto, pois, os saberes de cada área de
conhecimento se complementam.
ensino da programação de computadores nos anos iniciais do ensino fundamental brasileiro. É
habitual a relação social com dispositivos tecnológicos em locais que frequentamos, contudo,
o que não é de senso comum, é que para o funcionamento pleno dessas tecnologias, existe um
procedimento informatizado, denominado Programação Computacional. Neste artigo, são
apresentados Aplicativos Web, enquanto possibilidades para o auxílio ao ensino das
Programação Computacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como: Khan
Academy, o Code.org, o CodeClubBrasil.org e Scratch, pois, suas filosofias são baseadas na
gratuidade e suas funcionalidades se adequam a faixa etária (6 aos 12 anos) dos alunos dos
iniciais do Ensino Fundamental. Para desenvolvimento pleno da Programação Computacional
nos anos iniciais do Ensino Fundamental, neste estudo, defende-se há necessidade da inserção
de profissionais docentes, que possuem tanto, capacidade técnica, quanto olhar pedagógico, e
que auxiliem o Pedagogo no processo de mediação transversal entre os saberes sobre
Linguagens e Algoritmos, e os saberes do currículo formal da escola, ou seja, ambos docentes
necessitam desenvolver as atividades em conjunto, pois, os saberes de cada área de
conhecimento se complementam.
Editor
UNIT - Universidade Tiradentes - Aracaju - Brasil
Fecha
19/10/2017
Derechos
UNIT - Universidade Tiradentes - Aracaju - Brasil
Alaecio Santos Ribeiro,
Jonas Martins,
Albano de Goes Souza
Formato
PDF
Idioma
Português
Tipo
Texto
Identificador
ISSN: 2179-4901
Cobertura
Programação Científica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Educação a Distância e Tecnologias da Informação.
Descrição Coordenador
Prof. Ms Marcio Bazerra,
Prof. Dr. Juan José Prieto
Data Publicação
19/10/2017
Instituição de Origem
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano -Campus Senhor do Bonfim
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) (Campus VII - Senhor do Bonfim-BA)
Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) (Campus Capitão Poço - PA).
Cidade de Origem
Aracaju
País de Origem
Brasil
Localização
UNIT - Universidade Tiradentes - Aracaju - Brasil
Posición: 451 (165 Puntos de vista)