Dublin Core
Título
COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E SUAS DIMENSÕES PARA A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE MUSEUS
Assunto
Competência em informação;
Dimensões da competência em informação;
A competência em informação dos profissionais de museus
Autor
Cláudia Maria Alves Vilhena,
Célia da Consolação Dias
Descrição
Resumo: O insumo informação é considerado fator de decisão nas organizações públicas e privadas. Dentro das organizações são produzidas e consumidas sistematicamente informações para a execução dos trabalhos diários e para a tomada de decisão. As instituições museais são sistemas de informação. Como unidades de informação, os museus e sua equipe de trabalhadores processam, medeiam, trocam, disseminam e compartilham informações para o público visitante, tanto quanto internamente entre os profissionais para a prática diária do trabalho. Por conta disso, o uso da informação traz em si, a necessidade de informação. A necessidade de informação surge quando da realização de uma tarefa por um sujeito em sua vida cotidiana e profissional. Visto dessa maneira, a competência em informação como um conjunto de habilidades, conhecimentos, valores e atitudes em relação ao uso dos recursos informacionais pode contribuir para um novo comportamento informacional dos profissionais da informação. Para tanto, o artigo apresenta a competência em informação e as dimensões da competência em informação, no caso brasileiro: técnica, estética, ética e política, como um conjunto de princípios que visam auxiliar a formação continuada dos profissionais da informação. Neste caso específico, os profissionais de museus.
Objetivo: O objetivo do artigo é discutir possíveis conexões entre a competência em informação, os profissionais de museus e a formação desses profissionais em relação ao uso da informação, na prática diária do trabalho.
Materiais e métodos: A metodologia configura-se por uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica e exploratória.
Resultados: Os resultados apresentam a competência em informação dos profissionais de museus evidenciando as dimensões da competência em informação. O uso da informação com tecnicidade, sensibilidade, ética, responsabilidade, comprometimento organizacional e com cidadania.
Conclusão: Conclui que os profissionais de museus são competentes em informação. Suas experiências individuais (os saberes e fazeres museológicos) intensificam o conhecimento organizacional quando compartilhados socialmente dentro das instituições museológicas.
Objetivo: O objetivo do artigo é discutir possíveis conexões entre a competência em informação, os profissionais de museus e a formação desses profissionais em relação ao uso da informação, na prática diária do trabalho.
Materiais e métodos: A metodologia configura-se por uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica e exploratória.
Resultados: Os resultados apresentam a competência em informação dos profissionais de museus evidenciando as dimensões da competência em informação. O uso da informação com tecnicidade, sensibilidade, ética, responsabilidade, comprometimento organizacional e com cidadania.
Conclusão: Conclui que os profissionais de museus são competentes em informação. Suas experiências individuais (os saberes e fazeres museológicos) intensificam o conhecimento organizacional quando compartilhados socialmente dentro das instituições museológicas.
Editor
Universidade de Brasília- UnB
Data
22/11/2021
Direitos
Aos respectivos autores
Idioma
Português
Tipo
Texto
Abrangência
Científica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Competência em Informação, Alfabetização Midiática e informacional
Descrição Coordenador
Prof.ª Dra. Martha Suzana Cabral Nunes (ABECIN/UFS)
Prof. Dr. Pablo Parra Valero (UCM)
Data Publicação
22/11/2021
Localização
Universidade de Brasília- UnB
Posição: 693 (121 visualizações)