COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E SUAS DIMENSÕES PARA A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE MUSEUS

Dublin Core

Título

COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E SUAS DIMENSÕES PARA A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE MUSEUS

Assunto

Competência em informação;
Dimensões da competência em informação;
A competência em informação dos profissionais de museus

Autor

Cláudia Maria Alves Vilhena,
Célia da Consolação Dias

Descrição

Resumo: O insumo informação é considerado fator de decisão nas organizações públicas e privadas. Dentro das organizações são produzidas e consumidas sistematicamente informações para a execução dos trabalhos diários e para a tomada de decisão. As instituições museais são sistemas de informação. Como unidades de informação, os museus e sua equipe de trabalhadores processam, medeiam, trocam, disseminam e compartilham informações para o público visitante, tanto quanto internamente entre os profissionais para a prática diária do trabalho. Por conta disso, o uso da informação traz em si, a necessidade de informação. A necessidade de informação surge quando da realização de uma tarefa por um sujeito em sua vida cotidiana e profissional. Visto dessa maneira, a competência em informação como um conjunto de habilidades, conhecimentos, valores e atitudes em relação ao uso dos recursos informacionais pode contribuir para um novo comportamento informacional dos profissionais da informação. Para tanto, o artigo apresenta a competência em informação e as dimensões da competência em informação, no caso brasileiro: técnica, estética, ética e política, como um conjunto de princípios que visam auxiliar a formação continuada dos profissionais da informação. Neste caso específico, os profissionais de museus.
Objetivo: O objetivo do artigo é discutir possíveis conexões entre a competência em informação, os profissionais de museus e a formação desses profissionais em relação ao uso da informação, na prática diária do trabalho.
Materiais e métodos: A metodologia configura-se por uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica e exploratória.
Resultados: Os resultados apresentam a competência em informação dos profissionais de museus evidenciando as dimensões da competência em informação. O uso da informação com tecnicidade, sensibilidade, ética, responsabilidade, comprometimento organizacional e com cidadania.
Conclusão: Conclui que os profissionais de museus são competentes em informação. Suas experiências individuais (os saberes e fazeres museológicos) intensificam o conhecimento organizacional quando compartilhados socialmente dentro das instituições museológicas.

Editor

Universidade de Brasília- UnB

Data

22/11/2021

Direitos

Aos respectivos autores

Idioma

Português

Tipo

Texto

Abrangência

Científica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Competência em Informação, Alfabetização Midiática e informacional

Descrição Coordenador

Prof.ª Dra. Martha Suzana Cabral Nunes (ABECIN/UFS)
Prof. Dr. Pablo Parra Valero (UCM)

Data Publicação

22/11/2021

Localização

Universidade de Brasília- UnB

Posição: 693 (121 visualizações)