Dublin Core
Título
Indicadores sociais e de vulnerabilidade social no Brasil: possibilidades à competência em informação
Assunto
Indicadores sociais;
Vulnerabilidade social;
Competência em informação;
Competência em informação – Brasil;
Indicadores sociais – Brasil
Autor
Elizete Vieira Vitorino
Descrição
Propósito: a competência em informação (information literacy, em inglês) passa por um período de transição – das teorias à ação, de ações isoladas a programas planejados, delineados, executados e analisados – eis que se apresenta uma fase de amadurecimento, não somente oportuna, como necessária à realidade brasileira. Mas onde este estudo aqui apresentado pode contribuir com esta nova etapa da construção de teorias à competência em informação? Estamos interessados em reconhecer, por meio de teorias e conceitos sobre indicadores sociais e de vulnerabilidade social, quais podem servir à avaliação da competência em informação, ou seja, quais são aplicáveis e que podem se adequar ao uso na Ciência da Informação e, em específico, ao estudo da competência em informação. Tarefa complexa, pois demanda um quadro referencial exaustivo, nos dedicamos neste trabalho a apresentar algumas iniciativas e fontes institucionais básicas já identificadas na literatura e que podem encaminhar reflexões iniciais sobre indicadores sociais e de vulnerabilidade social que podem servir à avaliação da competência em informação. A parcela de resultados apresentada, consiste na segunda fase de uma pesquisa ampla, em andamento, com o título “Indicadores qualitativos para a competência em informação no Brasil sob o foco da vulnerabilidade social”, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Material e métodos: pesquisa com abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, e para a estruturação e análise dos dados bibliográficos e documentais, utiliza a redação descritiva, pela via da categorização. Nesta segunda fase da pesquisa identificamos algo em torno de 20 (vinte) fontes iniciais sobre indicadores sociais no Brasil. Para os fins deste trabalho, apresentamos um apanhado geral de três delas. Resultados e conclusões: os primeiros resultados apontam que indicadores de pobreza, insegurança alimentar e desenvolvimento humano (e de vulnerabilidade social) e indicadores ambientais, podem servir à avaliação da competência em informação. Também já se percebe que é pela via do acesso (a informações e serviços, por exemplo) que se pode empreender uma conexão útil à utilização de indicadores na avaliação da competência em informação.
Editor
Universidade de Brasília- UnB
Data
22/11/2021
Direitos
Aos respectivos autores
Idioma
Português
Tipo
Texto
Abrangência
Científica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Competência em Informação, Alfabetização Midiática e informacional
Descrição Coordenador
Prof.ª Dra. Meri Nádia Gerlin (UFES)
Prof.ª Dra. Cristina Barrios Martinez (UCM)
Data Publicação
22/11/2021
Localização
Universidade de Brasília- UnB
Posição: 755 (111 visualizações)