Dublin Core
Título
ALFABETIZAÇÃO INFORMACIONAL PARA A FORMAÇÃO TÉCNICO PROFISSIONAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ESCOLAS DO BAIXO SÃO FRANCISCO EM SERGIPE/BRASIL.
Assunto
Alfabetização informacional, aprendizagem colaborativa, ensino profissionalizante, ambientes virtuais.
Autor
Luiz Rafael dos Santos Andrade
Ronaldo Nunes Linhares
Marília Gabriele Melo dos Santos
Descrição
O presente artigo surge com base na experiência que estamos realizando com alunos de escolas de ensino médio técnico profissionalizante da região do Baixo São Francisco, em Sergipe/Brasil, por meio de oficina de Alfabetização Informacional (Alfin). Esta experiência nasce a partir da implantação do Núcleo de Ciência Tecnologia & Inovação na Educação Básica, com propósito de integrar letramento digital e produção colaborativa de conhecimento, envolvendo professores e alunos de duas unidades de ensino médio profissionalizante. Na oficina de Alfin, tivemos como objetivo mobilizar os estudantes acerca das práticas de pesquisa, uso e comunicação da informação, sendo estruturada em encontro presencial, e uma troca de aprendizagem por meio de grupos interativos no Facebook, WhatsApp e Moodle, com finalidade de mantermos uma comunicação na troca de experiências e aprendizagens em suportes virtuais. Os relatos dos alunos foram coletados em forma de mensagens compartilhadas em grupos
interativos e na oficina presencial, servindo como ponto de partida para nossas reflexões sobre esta experiência. Para nós, perceber as potencialidades das mediações de troca de aprendizagem por meio de suportes virtuais como extensão da formação presencial, firmou-se como nosso objetivo nesta pesquisa. Trata-se de uma pesquisa predominantemente qualitativa, com uma análise centrada no estudo de caso, tendo sua natureza de estudo a pesquisa aplicada. Os dados analisados apontam para contrapontos inerentes ao processo de aprendizagem e troca de experiência entre redes sociais digitais e ambientes virtuais de aprendizagem na oficina de Alfin, e uma positiva aceitação e acessibilidade aos grupos criados em suportes digitais.
interativos e na oficina presencial, servindo como ponto de partida para nossas reflexões sobre esta experiência. Para nós, perceber as potencialidades das mediações de troca de aprendizagem por meio de suportes virtuais como extensão da formação presencial, firmou-se como nosso objetivo nesta pesquisa. Trata-se de uma pesquisa predominantemente qualitativa, com uma análise centrada no estudo de caso, tendo sua natureza de estudo a pesquisa aplicada. Os dados analisados apontam para contrapontos inerentes ao processo de aprendizagem e troca de experiência entre redes sociais digitais e ambientes virtuais de aprendizagem na oficina de Alfin, e uma positiva aceitação e acessibilidade aos grupos criados em suportes digitais.
Editor
Universidad Complutense de Madrid - UCM
Data
16/11/2016
Direitos
Universidad Complutense de Madrid - UCM
Luiz Rafael dos Santos Andrade
Ronaldo Nunes Linhares
Marília Gabriele Melo dos Santos
Formato
PDF
Idioma
Português
Tipo
Texto
Identificador
ISBN: 978-84-617-6684-0
Abrangência
Programação científica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Competências em informação.
Descrição Coordenador
Dra. Dulcinea Sarmento Rosemberg
Dr. José Antonio Gómez Hernández
Data Publicação
2017
Instituição de Origem
Universidade Tiradentes - UNIT
Universidade de São Paulo - USP
Cidade de Origem
Tiradentes - Minas Gerais
São Paulo
País de Origem
Brasil
Localização
Facultad de Ciencias de la Documentación
Departamento de Biblioteconomía y Documentación
Universidad Complutense de Madrid - Espanha
Departamento de Biblioteconomía y Documentación
Universidad Complutense de Madrid - Espanha
Posição: 467 (164 visualizações)