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Título
A gestão da informação orgânica na construção do conhecimento e da memória institucional
Assunto
Arquivo
Gestão de documentos
Conhecimento
Memória institucional
Autor
MACIEL, Gildo Carlos
CABSELA, Cecília Preciosa
Descrição
Propõe-se, no artigo, verificar a influência da gestão de documentos para a plena
construção do conhecimento e da memória institucional no Ministério da Agricultura e
Desenvolvimento Rural de Moçambique. Toma-se este ministério como local de estudo, visto que está
num processo de implantação dos instrumentos de gestão de documentos em cumprimento do
preceituado pelo Sistema Nacional de Arquivos do Estado. A pesquisa é de abordagem qualitativa,
com objetivos exploratórios e descritivos, tendo sido operacionalizada através de um levantamento
bibliográfico e documental para efeitos de construção do embasamento teórico e para a exploração
da realidade empírica. Constatou-se que este ministério tem empreendido esforços muito
consideráveis no sentido de implantar a gestão de documentos visando o acesso célere à informação
para sustentar a realização das atividades, no entanto, esses esforços são contrariados por diversos
fatores dos quais destacam-se: constantes mutações administrativas e de competências na
instituição; falta de instrumentos arquivísticos contextualizados; falta de profissionais com formação
específica na área de arquivos, “não” institucionalização da unidade de gestão de documentos e falta
de instrumentos complementares como o regulamento de funcionamento dos arquivos e o plano de
contingências/gestão de riscos. Concluiu-se que o processo de construção de conhecimento e da
memória institucional é ainda um desafio para a instituição, visto que a gestão de documentos e
informação ainda não está plenamente assegurada derivando daí, uma situação de arquivamento de
retalhos (partes) de processos e não processos completos o que, por sua vez, dificulta a plena
compreensão do arquivo enquanto um todo orgânico, bem como a plena construção do conhecimento
e da memória institucional.
construção do conhecimento e da memória institucional no Ministério da Agricultura e
Desenvolvimento Rural de Moçambique. Toma-se este ministério como local de estudo, visto que está
num processo de implantação dos instrumentos de gestão de documentos em cumprimento do
preceituado pelo Sistema Nacional de Arquivos do Estado. A pesquisa é de abordagem qualitativa,
com objetivos exploratórios e descritivos, tendo sido operacionalizada através de um levantamento
bibliográfico e documental para efeitos de construção do embasamento teórico e para a exploração
da realidade empírica. Constatou-se que este ministério tem empreendido esforços muito
consideráveis no sentido de implantar a gestão de documentos visando o acesso célere à informação
para sustentar a realização das atividades, no entanto, esses esforços são contrariados por diversos
fatores dos quais destacam-se: constantes mutações administrativas e de competências na
instituição; falta de instrumentos arquivísticos contextualizados; falta de profissionais com formação
específica na área de arquivos, “não” institucionalização da unidade de gestão de documentos e falta
de instrumentos complementares como o regulamento de funcionamento dos arquivos e o plano de
contingências/gestão de riscos. Concluiu-se que o processo de construção de conhecimento e da
memória institucional é ainda um desafio para a instituição, visto que a gestão de documentos e
informação ainda não está plenamente assegurada derivando daí, uma situação de arquivamento de
retalhos (partes) de processos e não processos completos o que, por sua vez, dificulta a plena
compreensão do arquivo enquanto um todo orgânico, bem como a plena construção do conhecimento
e da memória institucional.
Editor
Seminário Hispano Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade
Data
14-09-2023
Direitos
Gildo Carlos Macie
Cecília Preciosa Cabsela
Formato
PDF
Idioma
pt
Tipo
Texto
Abrangência
Publicações
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Gestão da informação, comunicação e organização do conhecimento
Instituição de Origem
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
Cidade de Origem
São Paulo
País de Origem
Brasil
Localização
Salvador - Bahia
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