Da competência a sobrecarga informacional: Estudo sobre busca e uso de informação

DA COMPETENCIA A SOBRECARGA INFORMACIONAL.pdf

Dublin Core

Título

Da competência a sobrecarga informacional: Estudo sobre busca e uso de informação

Assunto

Competência informacional,
Sobrecarga informacional

Autor

Eliany Alvarenga de Araújo
Andreia Alves da Costa

Descrição

Análise das relações entre competências de busca e uso de informação e sobrecarga informacional. O campo de pesquisa foi constituído por estudantes do Curso de Graduação em Gestão da Informação, da Universidade Federal de Goiás-UFG e profissionais gestores de uma empresa do ramo farmacêutico, localizada em Goiânia/Goiás. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado e entrevista guiada. A técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (Lefèvre &Lefèvre, 2009) foi utilizada para organizar os dados coletados. O referencial teórico utilizado para a análise dos dados baseou-se no Modelo de Comportamento Informacional denominado de Inside Search Process (ISP), elaborado por Kuhlthau (1991) e no Modelo de Competência Informacional da Association of College and Research Libraries (ACRL, 2000), denominado de Information Literacy Competency Standard for Higher Education. A análise de dados evidenciou uma forte relação entre competência na busca e uso de informação e a sobrecarga informacional, uma vez que, os pesquisados relataram que a sobrecarga informacional gera dificuldades na busca e uso de informação. Em relação ao momento da busca de informação, o grupo dos estudantes universitários pesquisados demonstrou maior competência informacional em decorrência da existência dos recursos de apoio disponibilizados (bibliotecas, bibliotecários de referência, professores, monitores de disciplinas, laboratórios de informática, troca de informações entre colegas). Em relação ao momento do uso de informação, os dados analisados evidenciaram que os dois grupos pesquisados (estudantes universitários e profissionais gestores) têm dificuldades em efetivar o uso competente das informações acessadas. Em relação a este momento (uso de informação), o elemento ambiental se destacou de forma marcante, uma vez que, o grupo de estudantes pesquisados destacou que os recursos de apoio disponibilizados no ambiente universitário de ensino/aprendizagem reduzem dificuldades. Em relação a este aspecto ambiental o grupo dos profissionais gestores pesquisados destacou que o ambiente organizacional gera dificuldades em relação a busca e uso efetivo de informação, uma vez que, existe excessiva carga de informações (sobrecarga informacional) diante de demandas variadas e tempo escasso para o atendimento das mesmas. Assim, a busca e uso de informação para a tomada de decisões é realizada em ambiente organizacional que gera ansiedades e incertezas. Neste sentido, os dados analisados evidenciam que o ambiente em que os pesquisados vivenciam a busca e uso de informação pode atuar, tanto positivamente, como negativamente nas competências informacionais. Assim, o ambiente deve ser considerado como um elemento importante a ser analisado em estudos sobre esta temática.

Editor

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação

Data

11/11/2019

Direitos

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Eliany Alvarenga de Araújo

Idioma

Português

Tipo

Texto

Identificador

ISSN 2675-2409

Abrangência

Programação Cientifica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Competência em Informação, Literacias e Transliteracias

Descrição Coordenador

Dra Regina Belluzzo
Dr José-Antonio Gómez-Hernández

Data Publicação

2020

Localização

Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil

Posição: 470 (164 visualizações)