Dublin Core
Título
Processo de competência informacional em jogo
Assunto
Competência informacional,
Sistemas de informação,
Processo de disseminação da informação,
Inovação tecnológica.
Sistemas de informação,
Processo de disseminação da informação,
Inovação tecnológica.
Autor
Leila Fernandes Santos
Sônia Marise Salles Carvalho
Tânia Cristina Cruz
Descrição
O presente trabalho apresenta uma proposta que busca integrar as áreas de Biblioteconomia, Tecnologia e Inovação no sentido de trazer uma reflexão sobre o grande potencial de inovação existente nas universidades.
Vislumbra uma abordagem sobre disseminação da informação como prática pedagógica para que o processo de formação acadêmica possa proporcionar um melhor aproveitamento das tecnologias e ações e aproximá-las das práticas de ensino, pesquisa e extensão, no que se refere a estabelecer e criar oportunidades aos discentes na construção de conexões estratégias das práticas com o mercado trabalho.
Pesquisa qualitativa com abordagem hipotético-dedutiva por partirmos da premissa geral do papel e função de uma Biblioteca universitária e pública. Quanto aos meios de investigação para este trabalho, foram utilizadas as análises bibliográficas e documentais; e quanto aos fins, esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, uma vez que se pretende descrever e analisar os fatores determinantes para a disseminação das informações sobre inovação e tecnologia em ambiente acadêmico.
Por meio de um serviço de referência voltado para processos de inovação e com o uso de um aplicativo mobile, busca-se a formação de habilidades para a competência em informação com relação a como devem ser efetuados os depósitos de patentes, os registros de marcas, os depósitos de direitos autorais, os registros de programas de computador e demonstrar a relevância da participação/colaboração de Bibliotecas Universitárias nos Planos de Desenvolvimento Institucionais.
Demonstra a importância de se pensar e prospectar novas práticas pedagógicas que proporcionem um processo de vivência, que aproxime a experiência acadêmica da realidade antes mesmo da formação do aluno e o auxilie na compreensão das diferentes formas de inovação que pode haver no exercício profissional almejado.
O estabelecimento de um fluxo de informação compatível com as estruturas organizacionais da universidade tem efeito multiplicador e pode ser a força motora do desenvolvimento político, social, cultural e tecnológico.
Vislumbra uma abordagem sobre disseminação da informação como prática pedagógica para que o processo de formação acadêmica possa proporcionar um melhor aproveitamento das tecnologias e ações e aproximá-las das práticas de ensino, pesquisa e extensão, no que se refere a estabelecer e criar oportunidades aos discentes na construção de conexões estratégias das práticas com o mercado trabalho.
Pesquisa qualitativa com abordagem hipotético-dedutiva por partirmos da premissa geral do papel e função de uma Biblioteca universitária e pública. Quanto aos meios de investigação para este trabalho, foram utilizadas as análises bibliográficas e documentais; e quanto aos fins, esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, uma vez que se pretende descrever e analisar os fatores determinantes para a disseminação das informações sobre inovação e tecnologia em ambiente acadêmico.
Por meio de um serviço de referência voltado para processos de inovação e com o uso de um aplicativo mobile, busca-se a formação de habilidades para a competência em informação com relação a como devem ser efetuados os depósitos de patentes, os registros de marcas, os depósitos de direitos autorais, os registros de programas de computador e demonstrar a relevância da participação/colaboração de Bibliotecas Universitárias nos Planos de Desenvolvimento Institucionais.
Demonstra a importância de se pensar e prospectar novas práticas pedagógicas que proporcionem um processo de vivência, que aproxime a experiência acadêmica da realidade antes mesmo da formação do aluno e o auxilie na compreensão das diferentes formas de inovação que pode haver no exercício profissional almejado.
O estabelecimento de um fluxo de informação compatível com as estruturas organizacionais da universidade tem efeito multiplicador e pode ser a força motora do desenvolvimento político, social, cultural e tecnológico.
Editor
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI)
Direitos
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
Leila Fernandes Santos
Sônia Marise Salles Carvalho
Tânia Cristina Cruz
Formato
PDF
Idioma
Português
Tipo
Texto
Identificador
ISSN 1983-5213
Abrangência
Programação Cientifica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Competência em Informação, Literacias e Transliteracias
Descrição Coordenador
Dra Regina Belluzzo
Dr José-Antonio Gómez-Hernández
Data Publicação
2020
Localização
Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil
Posição: 373 (173 visualizações)