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Título
Notícias falsas: origens, meios de disseminação, contextos e enfrentamento
Assunto
Alfabetização midiática,
Desinformação,
Redes sociais,
Noticias falsa
Desinformação,
Redes sociais,
Noticias falsa
Autor
Gislane Pereira Santana
Elmira Luiza Melo Soares Simeão
Descrição
Registros bem antigos evidenciam que a humanidade sempre se valeu de falsos argumentos para tornar real o que, na verdade, não existe. Discute-se como surgiram, a partir de um momento histórico, identificando os meios de disseminação, com vistas a apresentar argumentos que dêem suporte para um debate sobre o enfrentamento do problema, tratando-o como desinformação, no contexto da Ciência da Informação.
A base conceitual para este trabalho será calcada em levantamento de dados bibliográficos. Descrição cronológica dos fatos geradores de notícias falsas. Introduz-se o estudo, descrevendo que a primeira geração de notícias falsas ocorreu com a disseminação com o uso de objetos e textos manuscritos, por meio de gravação de frases em moedas; escrever em placas (Acta Diurna); sonetos (Pasquim), folhetim (Canards), canções e poemas. Passou pelos “homens parágrafos” e chegou ao jornal. A segunda geração foi o jornal e o rádio. Jornais como “The Sun”, The Times e The Daily Mail, já faziam sátiras, distorcendo os fatos, como, por exemplo: a existência de vida na lua. A Columbia Broadcasting System –(CBS) noticiou que a terra estava sendo atacada por alienígenas. A terceira geração de falsas notícias são as redes sociais, a Internet. A Rússia do século XX foi a precursora, ao criar uma organização “troll factory” para publicar um grande número de mensagens e postar em redes sociais para desinformar a opinião pública da época. Surge a quarta geração, denominada de “Deep Fake”, que é um recurso que permite substituir o rosto e o áudio de uma pessoa por outro, forjando situações para comprometer a sua reputação. Propõe-se, com a realização desse trabalho de pesquisa, um debate acerca de quais medidas de enfrentamento possam conscientizar as pessoas, para que saibam distinguir notícias que se prestam a informar ou desinformar. É possível encontrar um caminho que possa contribuir para conter o avanço das falsas notícias? Ao concluir este trabalho investigativo, o autor sugere a adoção, como referência, dos conceitos de Alfabetização Digital e Competências em Informação para o enfrentamento do problema.
A base conceitual para este trabalho será calcada em levantamento de dados bibliográficos. Descrição cronológica dos fatos geradores de notícias falsas. Introduz-se o estudo, descrevendo que a primeira geração de notícias falsas ocorreu com a disseminação com o uso de objetos e textos manuscritos, por meio de gravação de frases em moedas; escrever em placas (Acta Diurna); sonetos (Pasquim), folhetim (Canards), canções e poemas. Passou pelos “homens parágrafos” e chegou ao jornal. A segunda geração foi o jornal e o rádio. Jornais como “The Sun”, The Times e The Daily Mail, já faziam sátiras, distorcendo os fatos, como, por exemplo: a existência de vida na lua. A Columbia Broadcasting System –(CBS) noticiou que a terra estava sendo atacada por alienígenas. A terceira geração de falsas notícias são as redes sociais, a Internet. A Rússia do século XX foi a precursora, ao criar uma organização “troll factory” para publicar um grande número de mensagens e postar em redes sociais para desinformar a opinião pública da época. Surge a quarta geração, denominada de “Deep Fake”, que é um recurso que permite substituir o rosto e o áudio de uma pessoa por outro, forjando situações para comprometer a sua reputação. Propõe-se, com a realização desse trabalho de pesquisa, um debate acerca de quais medidas de enfrentamento possam conscientizar as pessoas, para que saibam distinguir notícias que se prestam a informar ou desinformar. É possível encontrar um caminho que possa contribuir para conter o avanço das falsas notícias? Ao concluir este trabalho investigativo, o autor sugere a adoção, como referência, dos conceitos de Alfabetização Digital e Competências em Informação para o enfrentamento do problema.
Editor
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
Data
11/11/2019
Direitos
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
Gislane Pereira Santana
Elmira Luiza Melo Soares Simeão
Idioma
Português
Tipo
Texto
Identificador
ISSN 2675-2409
Abrangência
Programação Cientifica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Competência em Informação, Literacias e Transliteracias
Descrição Coordenador
Dra Regina Belluzzo
Dr José-Antonio Gómez-Hernández
Data Publicação
2020
Localização
Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil
Posição: 197 (183 visualizações)