Dublin Core
Título
A metodologia da Avaliação da Indexação de assuntos no ensino de Biblioteconomia: uma análise no contexto brasileiro
Assunto
Organização do Conhecimento,
Indexação,
Avaliação da Indexação,
Formação em Biblioteconomia,
Brasil
Indexação,
Avaliação da Indexação,
Formação em Biblioteconomia,
Brasil
Autor
Roberta Cristina Dal' Evedove Tartarotti
Paula Regina Dal'Evedove
Descrição
O campo da Organização do Conhecimento possui os fundamentos teórico-práticos necessários no que tange aos problemas de representação e recuperação em sistemas de recuperação da informação. Em sua dimensão aplicada, a atividade de representação e recuperação da informação configuram aspectos nucleares, tanto na abordagem epistemológica (teórica) quanto pragmática (prática). Como abordagem teórica da Organização do Conhecimento, a indexação de assuntos viabiliza a representação temática dos documentos, com fins de recuperação por assunto em sistemas de informação. Diante da relevância da indexação de assuntos para a representação, acesso, uso e reuso dos recursos informacionais em sistemas de recuperação da informação na contemporaneidade, procedimentos destinados a avaliar e medir o grau da qualidade da indexação de assuntos e da consistência dos termos atribuídos pelos bibliotecários passaram a ser formulados no contexto científico da Ciência da Informação, visando suas aplicações em unidades de informação. Nesse sentido, a metodologia da Avaliação da Indexação possibilita a análise da indexação de assuntos em um determinado contexto, baseando-se em procedimentos específicos, que podem ser qualitativos ou quantitativos, de acordo com o aspecto do processo de indexação que se pretenda verificar. Apesar da relevância da Avaliação da Indexação no âmbito teórico-prático da Organização do Conhecimento, poucos são os estudos brasileiros dedicados à questão. Diante da escassa literatura científica nacional acerca da Avaliação da Indexação, surge uma importante preocupação acerca da inserção da temática na formação profissional. Em atenção ao exposto, a presente investigação teve como objetivo analisar como a Avaliação da Indexação tem sido abordada no contexto acadêmico, mediante estudo exploratório e documental. Para tanto, recorreu-se à análise dos planos de ensino e matrizes curriculares das Escolas de Biblioteconomia e Ciência da Informação de Universidades públicas brasileiras, de modo a investigar o ensino da Avaliação da Indexação na formação de bibliotecários. Como resultados, verifica-se que a Avaliação da Indexação é um tema pouco explorado nas disciplinas dedicadas à indexação de assuntos, cujas causas podem estar relacionadas ao pouco interesse dos pesquisadores brasileiros no encaminhamento de pesquisas relacionadas à temática. A tímida presença da temática nos currículos brasileiros tem implicações negativas na formação e atuação profissional do bibliotecário, que diante do desconhecimento das atividades de controle da indexação de assuntos, pouco avalia a qualidade da indexação e do sistema de recuperação da informação, apesar do importante papel que a metodologia representa para a melhoria contínua dos produtos e serviços informacionais gerados.
Editor
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
Data
11/11/2019
Direitos
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
Roberta Cristina Dal' Evedove Tartarotti
Paula Regina Dal'Evedove
Idioma
Português
Tipo
Texto
Identificador
ISSN 2675-2409
Abrangência
Programação Cientifica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Gestão da Informação, Comunicação e Organização do
Conhecimento
Conhecimento
Descrição Coordenador
Dr. José Antonio Moreiro
Dr Rodrigo Botelho
Data Publicação
2020
Localização
Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil
Posição: 399 (170 visualizações)