A metodologia da Avaliação da Indexação de assuntos no ensino de Biblioteconomia: uma análise no contexto brasileiro

Dublin Core

Título

A metodologia da Avaliação da Indexação de assuntos no ensino de Biblioteconomia: uma análise no contexto brasileiro

Assunto

Organização do Conhecimento,
Indexação,
Avaliação da Indexação,
Formação em Biblioteconomia,
Brasil

Autor

Roberta Cristina Dal' Evedove Tartarotti
Paula Regina Dal'Evedove

Descrição

O campo da Organização do Conhecimento possui os fundamentos teórico-práticos necessários no que tange aos problemas de representação e recuperação em sistemas de recuperação da informação. Em sua dimensão aplicada, a atividade de representação e recuperação da informação configuram aspectos nucleares, tanto na abordagem epistemológica (teórica) quanto pragmática (prática). Como abordagem teórica da Organização do Conhecimento, a indexação de assuntos viabiliza a representação temática dos documentos, com fins de recuperação por assunto em sistemas de informação. Diante da relevância da indexação de assuntos para a representação, acesso, uso e reuso dos recursos informacionais em sistemas de recuperação da informação na contemporaneidade, procedimentos destinados a avaliar e medir o grau da qualidade da indexação de assuntos e da consistência dos termos atribuídos pelos bibliotecários passaram a ser formulados no contexto científico da Ciência da Informação, visando suas aplicações em unidades de informação. Nesse sentido, a metodologia da Avaliação da Indexação possibilita a análise da indexação de assuntos em um determinado contexto, baseando-se em procedimentos específicos, que podem ser qualitativos ou quantitativos, de acordo com o aspecto do processo de indexação que se pretenda verificar. Apesar da relevância da Avaliação da Indexação no âmbito teórico-prático da Organização do Conhecimento, poucos são os estudos brasileiros dedicados à questão. Diante da escassa literatura científica nacional acerca da Avaliação da Indexação, surge uma importante preocupação acerca da inserção da temática na formação profissional. Em atenção ao exposto, a presente investigação teve como objetivo analisar como a Avaliação da Indexação tem sido abordada no contexto acadêmico, mediante estudo exploratório e documental. Para tanto, recorreu-se à análise dos planos de ensino e matrizes curriculares das Escolas de Biblioteconomia e Ciência da Informação de Universidades públicas brasileiras, de modo a investigar o ensino da Avaliação da Indexação na formação de bibliotecários. Como resultados, verifica-se que a Avaliação da Indexação é um tema pouco explorado nas disciplinas dedicadas à indexação de assuntos, cujas causas podem estar relacionadas ao pouco interesse dos pesquisadores brasileiros no encaminhamento de pesquisas relacionadas à temática. A tímida presença da temática nos currículos brasileiros tem implicações negativas na formação e atuação profissional do bibliotecário, que diante do desconhecimento das atividades de controle da indexação de assuntos, pouco avalia a qualidade da indexação e do sistema de recuperação da informação, apesar do importante papel que a metodologia representa para a melhoria contínua dos produtos e serviços informacionais gerados.

Editor

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação

Data

11/11/2019

Direitos

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Roberta Cristina Dal' Evedove Tartarotti
Paula Regina Dal'Evedove

Idioma

Português

Tipo

Texto

Identificador

ISSN 2675-2409

Abrangência

Programação Cientifica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Gestão da Informação, Comunicação e Organização do
Conhecimento

Descrição Coordenador

Dr. José Antonio Moreiro

Dr Rodrigo Botelho

Data Publicação

2020

Localização

Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil

Posição: 399 (170 visualizações)