ALÉM DOS LIVROS: A BIBLIOTECA PÚBLICA ENQUANTO ESPAÇO DE INCLUSÃO, AÇÃO E INTERAÇÃO

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Título

ALÉM DOS LIVROS: A BIBLIOTECA PÚBLICA ENQUANTO ESPAÇO DE INCLUSÃO, AÇÃO E INTERAÇÃO

Assunto

Inclusão social,
Incentivo à Leitura,
Bibliotecas Públicas,
Agenda 2030,
UNESCO,
Desenvolvimento Sustentável

Autor

Izabel França de Lima
Fabiana da Silva França
Geisa Fabiane Ferreira Cavalcante
Tatiana de Fátima Cavalcante Silva
Cybelle Macedo Nunes
Anelise Macedo Dantas de Melo
Danielle Cristina Gomes Antonacci
Aline Alencar Francisco

Descrição

Este trabalho tem como objetivo apresentar as ações para implementação do projeto de incentivo a leitura em bibliotecas públicas intitulado “Más allá de los libros”, que visa sensibilizar, a partir dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da UNESCO, crianças e jovens em vulnerabilidade social na Paraíba. O projeto foi idealizado pela equipe da Biblioteca Municipal Ricardo León de Galapagar na Espanha e foi selecionado pelo Programa Iberoamericano de Bibliotecas Públicas, Iberbibliotecas, para ser implementado em bibliotecas no Brasil como forma de estabelecer parcerias internacionais. Desta forma, este projeto está sendo desenvolvido pela primeira vez no Brasil em paralelo com duas bibliotecas públicas, em colaboração com a Universidade Federal da Paraíba. Sob esta perspectiva, pretende-se trabalhar os 17 ODS anunciados na Assembleia Geral das Nações Unidas para agenda 2030. O projeto foi dividido por sessões, nas quais serão abordadas as necessidades específicas dos participantes mediante incentivo à leitura, com foco nos 17 ODS. São propostas um total de 10 sessões quinzenais, com uma hora de duração, com grupos de até trinta alunos entre 10 a 14 anos. Na sessão final, serão expostos os trabalhos elaborados por cada turma. Cada sessão terá um desenvolvimento diferenciado, com a utilização de recursos como livros didáticos que vão subsidiar as oficinas com leitura, teatro e jogos. O objetivo é apresentar aos participantes a biblioteca como um lugar dinâmico, inclusivo e interativo. As atividades são realizadas em duas bibliotecas públicas da Paraíba, a saber: Biblioteca Pública Estadual Juarez da Gama Batista, na cidade de João Pessoa e a Biblioteca Pública Municipal Aderbal Piragibe, na cidade de Cabedelo. Num primeiro momento, foi realizada uma reunião com as famílias dos participantes para explicar a proposta e o desenvolvimento das oficinas além de apresentar a equipe das bibliotecas e as mediadoras (contadoras de histórias). Por meio da figura das contadoras de histórias são realizadas ações nas bibliotecas para aprimorar a interculturalidade e desenvolver os princípios da educação de valores. Outro resultado esperado é gerar, nos participantes, a conscientização dos temas abordados pelas leituras. Portanto, a consolidação das ações propostas possibilitará que as bibliotecas públicas envolvidas convertam-se em espaços de livre acesso à informação e leitura, na luta pela inclusão social e vivência das ações propostas para a Agenda 2030 da UNESCO.

Editor

Revista Inclusão Social

Data

12/11/2019

Direitos

Revista Inclusão Social
Izabel França de Lima
Izabel França de Lima
Geisa Fabiane Ferreira Cavalcante
Tatiana de Fátima Cavalcante Silva
Cybelle Macedo Nunes
Anelise Macedo Dantas de Melo
Danielle Cristina Gomes Antonacci
Aline Alencar Francisco

Formato

PDF

Idioma

Português

Tipo

Texto

Identificador

ISSN 1808-8678

Abrangência

Programação Cientifica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Políticas de Informação e Agenda 2030

Descrição Coordenador

Dra Aurora Cuevas Cerveró
Dr. Juan Jose Prieto

Data Publicação

2020

Localização

Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil

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