Ensino Superior, acesso à informação e mudanças sociais: uma inter-relação na Ciência da Informação.

3 Ensino Superior, acesso à informação e mudanças sociais, uma inter-relação na Ciência da Informação - Marcela Arantes Ribeiro e Oswaldo Francisco de Almeida Júnior.pdf

Dublin Core

Título

Ensino Superior, acesso à informação e mudanças sociais: uma inter-relação na Ciência da Informação.

Assunto

Informação; Usuário; Ensino Superior; Apropriação da informação.

Autor

Marcela Arantes Ribeiro
Oswaldo Francisco de Almeida Júnior

Descrição

O ingresso discente em instituições federais brasileiras de ensino superior desde o ano de 2012 implementa, por força de lei, políticas de ações afirmativas que oportunizam o acesso a todos os cursos de graduação de grupos considerados minorias sociais. Diante dessa realidade social, destaca-se a discussão sobre apropriação social da informação, considerando a compreensão da necessidade de oportunizar as pessoas que historicamente foram, e ainda são injustiçadas quanto às oportunidades de conquistas sociais, dentre elas o direito à Educação Superior. Há de notar que fica demonstrada a importância social de discutir a compreensão, percepção e apropriação pelo usuário dessa informação em seus diferentes contextos pelo viés teórico-científico da Ciência da Informação. Dito isso, o objeto deste texto é contextualizar o processo de inserção social da informação sobre as ações afirmativas para o ingresso discentes em instituições federais de ensino. É uma pesquisa de natureza qualitativa que inter-relaciona uma possível compreensão de informação para atender as demandas da atual sociedade. Faz-se uso inicial do método de pesquisa e análise do discurso para fins de interpretação dos dados coletados. As leituras teóricas possibilitam múltiplas compreensões de informação e em diversas perspectivas, considerando o contexto social em que está inserido o sujeito usuário da informação, assim, uma compreensão da informação inserida em uma determinada sociedade. Há de pontuar o processo de mediação da informação para mudanças sociais, nesse texto compreendido a partir do acesso por igual ao ensino superior. A partir dessa compreensão foi possível relacionar a informação sobre as políticas de ações afirmativas para o ingresso em instituições federais de ensino como caminho para transformação social.

Data

15/10/2020

Formato

PDF

Idioma

Português

Tipo

Texto

Abrangência

Científica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Mesa 5: Información y sociedad.

Descrição Coordenador

Pablo Parra Valero

Instituição de Origem

Universidade Estadual Paulista - UNESP

Cidade de Origem

Marília

País de Origem

Brasil

Localização

Sala Virtual

Posição: 674 (124 visualizações)