Dublin Core
Título
O ASPECTO SOCIAL, AS COMPETÊNCIAS E O PERFIL DO BIBLIOTECÁRIO NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Assunto
Biblioteca escolar
Competência
Aspecto social
Bibliotecário
Autor
Claudio Marcondes de Castro Filho
Descrição
A biblioteca escolar deve ser reconhecida como um equipamento cultural e, ainda, como uma instituição social, com intuito de integrar a sociedade da informação, estabelecendo novos conceitos e se adequando às realidades sociais, culturais, educativas e tecnológicas da sociedade. Com a explosão informacional, a sociedade contemporânea necessita de profissionais bibliotecários que atuem em biblioteca escolar com competências que possam atender as novas demandas de produtos e serviços de informação. Sendo assim, qual é o papel e as competências desses profissionais? Estão preparados para a demanda social de nossos leitores? Nesse aspecto o objetivo desse estudo é apontar o perfil e as competências do bibliotecário no campo social utilizando como escopo a biblioteca escolar. Para a pesquisa utilizamos como método científico, a pesquisa exploratória, que tem como finalidade desenvolver e elucidar conceitos e ideias e que normalmente envolvem a pesquisa bibliográfica e documental. Com relação ao bibliotecário escolar apontamos que deve ter como práticas de atuação, a intermediação entre a biblioteca, o leitor e o contexto, entre a técnica e a promoção da leitura; deve estar atento para ajudar a erradicar, ou pelo menos amenizar, a exclusão digital e a falta de acesso à informação; deve prescindir de conjunto de atitudes, habilidades e competências que o certifiquem a trabalhar e contribuir de forma positiva, ser flexível, saiba administrar a unidade de informação escolar, gerando recursos e serviços de informação, trabalhar com as ferramentas disponibilizadas pelas tecnologias da informação e comunicação e aproximar a comunidade escolar com o espaço da biblioteca.
Editor
Faculdade de Ciência da Informação - FCI
Universidade de Brasília - UnB
Data
24/06/2015
Direitos
Claudio Marcondes de Castro Filho
Formato
PDF
Idioma
Português
Tipo
Texto
Identificador
ISBN: 978 - 85 - 88130 -47 - 0
Abrangência
Programação Científica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Competência em Informação
Descrição Coordenador
Dra. Elmira Luzia Melo Soares Simeão
Dra. Regina Célia Baptista Belluzzo
Data Publicação
2015
Instituição de Origem
Universidade Estadual Paulista - Unesp
Localização
Universidade Estadual Paulista - Unesp – Campus de Marília- SP
Posição: 293 (180 visualizações)