Dublin Core
Title
ESTUDOS CULTURAIS DE RECEPÇÃO E ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA: interlocuções possíveis na perspectiva da Ciência da informação
Subject
Alfabetização midiática,
Estudos culturais de recepção,
Ciência da informação,
Teoria crítica,
Competência midiática
Estudos culturais de recepção,
Ciência da informação,
Teoria crítica,
Competência midiática
Creator
Cláudia Pereira de Jesus Carvalho
Marcus Rei de Lima Alves
Carlos Cândido de Almeida
Description
Na teoria crítica do grupo de teóricos da Escola de Frankfurt, desenvolveu-se os estudos dos fenômenos culturais da comunicação, e dentre eles, os estudos de recepção, que buscavam entender como os indivíduos, enquanto receptores ativos dos meios de comunicação de massa, lidavam com os distintos conteúdos transmitidos. No período em que foi elaborada a teoria crítica sobre recepção dos meios de comunicação de massa, estes eram formados basicamente pelo jornal, o rádio e o cinema. Na atualidade, com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, ampliou-se a tipologia de canais, assim como a extensão de pessoas por eles alcançada; a velocidade e os dispositivos tecnológicos pelos quais acessamos os conteúdos midiáticos também aumentaram exponencialmente. Com essa explosão informacional, onde o mundo digital ocupa um papel cada vez maior, entra em cena a alfabetização midiática, proposta de educar os indivíduos para a diversidade de mídias e conteúdos nelas veiculados, assim como a necessidade de aprender a identificar e analisar criticamente elementos ideológicos e políticos presentes nas mídias. Portanto, considerando os processos comunicacionais que regem a sociedade pós-moderna, extremamente conectada e midiatizada, a alfabetização midiática é considerada essencial para todo aquele que deseje participar ativamente e equitativamente dessa realidade social. Assim, a proposta deste trabalho é, através de pesquisa teórico-bibliográfica, com uma perspectiva crítica e reflexiva, traçar um paralelo entre os estudos de alfabetização midiática e os estudos de recepção. Como resultados, evidencia-se que o conceito de alfabetização midiática, embora recente, em desenvolvimento, e completamente atual, apresenta discussões sobre a relação da sociedade com as mídias que encontra ecos nos estudos culturais sobre recepção desenvolvidos pelos teóricos da comunicação; questões muito similares já foram previstas antes mesmo do advento dos computadores, da internet e dos múltiplos dispositivos que dão acesso a ela. Sempre que um novo canal de transmissão de informação é criado e propagado, têm-se início a especulação sobre seu alcance e as possíveis consequências sociais. Os conceitos abordados auxiliam na compreensão do papel das mídias na atual sociedade, e a Ciência da Informação, enquanto campo interdisciplinar, se atenta aos fluxos informacionais, em suas mais variadas formas de produção, organização, circulação, uso e apropriação. Dado o poder de influência (social, política, econômica e ideológica) dos conteúdos informacionais veiculados no mundo digital, a alfabetização midiática é uma área com necessidades multidisciplinares, que pode obter suporte nos conceitos e discussões elaborados nos estudos culturais de recepção e na Ciência da informação.
Publisher
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
Date
11/11/2019
Rights
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
Cláudia Pereira de Jesus Carvalho
Marcus Rei de Lima Alves
Carlos Cândido de Almeida
Language
Português
Type
Texto
Identifier
ISSN 2675-2409
Coverage
Programação Cientifica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Competência em Informação, Literacias e Transliteracias
Descrição Coordenador
Dra Regina Belluzzo
Dr José-Antonio Gómez-Hernández
Data Publicação
2020
Localização
Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil
Position: 187 (190 views)