ESTUDOS CULTURAIS DE RECEPÇÃO E ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA: interlocuções possíveis na perspectiva da Ciência da informação

ESTUDOS CULTURAIS DE RECEPÇÃO E ALFABETIZAÇÃO.pdf

Dublin Core

Título

ESTUDOS CULTURAIS DE RECEPÇÃO E ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA: interlocuções possíveis na perspectiva da Ciência da informação

Materia

Alfabetização midiática,
Estudos culturais de recepção,
Ciência da informação,
Teoria crítica,
Competência midiática

Autor

Cláudia Pereira de Jesus Carvalho
Marcus Rei de Lima Alves
Carlos Cândido de Almeida

Descripción

Na teoria crítica do grupo de teóricos da Escola de Frankfurt, desenvolveu-se os estudos dos fenômenos culturais da comunicação, e dentre eles, os estudos de recepção, que buscavam entender como os indivíduos, enquanto receptores ativos dos meios de comunicação de massa, lidavam com os distintos conteúdos transmitidos. No período em que foi elaborada a teoria crítica sobre recepção dos meios de comunicação de massa, estes eram formados basicamente pelo jornal, o rádio e o cinema. Na atualidade, com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, ampliou-se a tipologia de canais, assim como a extensão de pessoas por eles alcançada; a velocidade e os dispositivos tecnológicos pelos quais acessamos os conteúdos midiáticos também aumentaram exponencialmente. Com essa explosão informacional, onde o mundo digital ocupa um papel cada vez maior, entra em cena a alfabetização midiática, proposta de educar os indivíduos para a diversidade de mídias e conteúdos nelas veiculados, assim como a necessidade de aprender a identificar e analisar criticamente elementos ideológicos e políticos presentes nas mídias. Portanto, considerando os processos comunicacionais que regem a sociedade pós-moderna, extremamente conectada e midiatizada, a alfabetização midiática é considerada essencial para todo aquele que deseje participar ativamente e equitativamente dessa realidade social. Assim, a proposta deste trabalho é, através de pesquisa teórico-bibliográfica, com uma perspectiva crítica e reflexiva, traçar um paralelo entre os estudos de alfabetização midiática e os estudos de recepção. Como resultados, evidencia-se que o conceito de alfabetização midiática, embora recente, em desenvolvimento, e completamente atual, apresenta discussões sobre a relação da sociedade com as mídias que encontra ecos nos estudos culturais sobre recepção desenvolvidos pelos teóricos da comunicação; questões muito similares já foram previstas antes mesmo do advento dos computadores, da internet e dos múltiplos dispositivos que dão acesso a ela. Sempre que um novo canal de transmissão de informação é criado e propagado, têm-se início a especulação sobre seu alcance e as possíveis consequências sociais. Os conceitos abordados auxiliam na compreensão do papel das mídias na atual sociedade, e a Ciência da Informação, enquanto campo interdisciplinar, se atenta aos fluxos informacionais, em suas mais variadas formas de produção, organização, circulação, uso e apropriação. Dado o poder de influência (social, política, econômica e ideológica) dos conteúdos informacionais veiculados no mundo digital, a alfabetização midiática é uma área com necessidades multidisciplinares, que pode obter suporte nos conceitos e discussões elaborados nos estudos culturais de recepção e na Ciência da informação.

Editor

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação

Fecha

11/11/2019

Derechos

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Cláudia Pereira de Jesus Carvalho
Marcus Rei de Lima Alves
Carlos Cândido de Almeida

Idioma

Português

Tipo

Texto

Identificador

ISSN 2675-2409

Cobertura

Programação Cientifica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Competência em Informação, Literacias e Transliteracias

Descrição Coordenador

Dra Regina Belluzzo

Dr José-Antonio Gómez-Hernández

Data Publicação

2020

Localização

Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil

Posición: 195 (188 Puntos de vista)