Dublin Core
Title
O DOCUMENTO NA PERSPECTIVA DE BERND FROHMANN: ASPECTOS INSTITUCIONAIS E MATERIAIS
Subject
Documento
Materialidade
Institucionalidade
Bernd Frohmann
Creator
Edmilson Alves dos Santos Júnior
Rodrigo Rabello
Carlos Cândido de Almeida
Wilson Roberto Veronez Júnior
Graziela dos Santos Lima
Janaina Fernandes Guimarães Polonini
Description
O documento tem papel social e histórico relevante, devido, sobretudo, ao valor agregado e materializado atribuído ao suporte por meio da informação. Desde a primeira metade do século XIX, a Documentação, como campo de estudos, atribuiu relevância para o documento, dentre outros aspectos, mediante o sistema de Classificação Decimal Universal (CDU), mas foi no século XX que a documentação/documento, dentro do campo da Ciência da Informação, aparece como objeto de estudo, a partir de abordagens filosóficas e/ou epistemológicas, demonstrando que o documento é um objeto sociocultural. Essa perspectiva tem como autores referenciais Michael Buckland, Ronald E. Day, W. Boyd Rayward e Bernd Peter Frohmann, dentre outros. Nesse contexto, propõe-se abordar a dimensão conceitual do documento particularmente na perspectiva de Frohmann, considerando a relação entre informação, materialidade e institucionalidade.. Tendo em vista o caráter referencial da concepção de documento desse autor, o presente estudo pretende fazer uma revisão de literatura a partir de uma abordagem histórico-epistemológica, no sentido de apresentar o aquele conceito também considerando a (re)leitura de autores que seguem a trilha teórica frohmanniana. Bernd Peter Frohmann nasceu em Karlsruhe cidade da Alemanha, capital do distrito homónimo; se graduou em Biblioteconomia e Ciência da Informação, doutorando-se na Universidade de Toronto no Canadá, no ano de 1982. Entre os anos 1988 e 1991, trabalhou no projeto editorial Bertrand Russell, da McMaster University. É autor de diversas obras, dentre elas Deflating Information: From Science Studies to Documentation. Na concepção de Frohmann, o documento determina a materialidade da informação e, nesse sentido, há uma importância no que diz respeito ao entendimento dos aspectos públicos e sociais da informação. O conceito de documentação está relacionado ao suporte no qual se materializa a informação, numa dimensão social ulterior ao enfoque mentalista focado no indivíduo e preocupado com a alteração no processo mental, por exemplo, do leitor. Ademais, a dimensão material do documento, à medida que permite, no âmbito institucional, abordagens informativo-funcionais, também abrange um caráter social e público. A documentação, com efeito, pode ser considerada a tradução de enunciados que circulam socialmente, operacionalizada em práticas documentárias que agregam valor institucional aos objetos, como é o caso das representações descritivas e temáticas. A agregação de valores ao objeto materializado e institucionalizado –documento – exerce poder e força, provocando efeitos sociais. Portanto, as práticas documentárias constituem uma relação entre sociedade e documento geradas no bojo de instituições que podem afetar e configurar a vida social.
Publisher
Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP
Date
12/11/2019
Rights
Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP
Edmilson Alves dos Santos Júnior
Rodrigo Rabello
Carlos Cândido de Almeida
Wilson Roberto Veronez Júnior
Graziela dos Santos Lima
Janaina Fernandes Guimarães Polonini
Format
PDF
Language
Português
Type
Texto
Identifier
ISSN 2675-2409
Coverage
Programação Cientifica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Informação e Sociedade
Descrição Coordenador
Dr Mateo Macia Gómez
Dra Meri Nádia Merlin
Data Publicação
2020
Localização
Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil
Position: 425 (169 views)