O DOCUMENTO NA PERSPECTIVA DE BERND FROHMANN: ASPECTOS INSTITUCIONAIS E MATERIAIS

O DOCUMENTO NA PERSPECTIVA DE BERND FROHMANN: ASPECTOS INSTITUCIONAIS E MATERIAIS.pdf

Dublin Core

Título

O DOCUMENTO NA PERSPECTIVA DE BERND FROHMANN: ASPECTOS INSTITUCIONAIS E MATERIAIS

Materia

Documento
Materialidade
Institucionalidade
Bernd Frohmann

Autor

Edmilson Alves dos Santos Júnior
Rodrigo Rabello
Carlos Cândido de Almeida
Wilson Roberto Veronez Júnior
Graziela dos Santos Lima
Janaina Fernandes Guimarães Polonini

Descripción

O documento tem papel social e histórico relevante, devido, sobretudo, ao valor agregado e materializado atribuído ao suporte por meio da informação. Desde a primeira metade do século XIX, a Documentação, como campo de estudos, atribuiu relevância para o documento, dentre outros aspectos, mediante o sistema de Classificação Decimal Universal (CDU), mas foi no século XX que a documentação/documento, dentro do campo da Ciência da Informação, aparece como objeto de estudo, a partir de abordagens filosóficas e/ou epistemológicas, demonstrando que o documento é um objeto sociocultural. Essa perspectiva tem como autores referenciais Michael Buckland, Ronald E. Day, W. Boyd Rayward e Bernd Peter Frohmann, dentre outros. Nesse contexto, propõe-se abordar a dimensão conceitual do documento particularmente na perspectiva de Frohmann, considerando a relação entre informação, materialidade e institucionalidade.. Tendo em vista o caráter referencial da concepção de documento desse autor, o presente estudo pretende fazer uma revisão de literatura a partir de uma abordagem histórico-epistemológica, no sentido de apresentar o aquele conceito também considerando a (re)leitura de autores que seguem a trilha teórica frohmanniana. Bernd Peter Frohmann nasceu em Karlsruhe cidade da Alemanha, capital do distrito homónimo; se graduou em Biblioteconomia e Ciência da Informação, doutorando-se na Universidade de Toronto no Canadá, no ano de 1982. Entre os anos 1988 e 1991, trabalhou no projeto editorial Bertrand Russell, da McMaster University. É autor de diversas obras, dentre elas Deflating Information: From Science Studies to Documentation. Na concepção de Frohmann, o documento determina a materialidade da informação e, nesse sentido, há uma importância no que diz respeito ao entendimento dos aspectos públicos e sociais da informação. O conceito de documentação está relacionado ao suporte no qual se materializa a informação, numa dimensão social ulterior ao enfoque mentalista focado no indivíduo e preocupado com a alteração no processo mental, por exemplo, do leitor. Ademais, a dimensão material do documento, à medida que permite, no âmbito institucional, abordagens informativo-funcionais, também abrange um caráter social e público. A documentação, com efeito, pode ser considerada a tradução de enunciados que circulam socialmente, operacionalizada em práticas documentárias que agregam valor institucional aos objetos, como é o caso das representações descritivas e temáticas. A agregação de valores ao objeto materializado e institucionalizado –documento – exerce poder e força, provocando efeitos sociais. Portanto, as práticas documentárias constituem uma relação entre sociedade e documento geradas no bojo de instituições que podem afetar e configurar a vida social.

Editor

Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP

Fecha

12/11/2019

Derechos

Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP
Edmilson Alves dos Santos Júnior
Rodrigo Rabello
Carlos Cândido de Almeida
Wilson Roberto Veronez Júnior
Graziela dos Santos Lima
Janaina Fernandes Guimarães Polonini

Formato

PDF

Idioma

Português

Tipo

Texto

Identificador

ISSN 2675-2409

Cobertura

Programação Cientifica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Informação e Sociedade

Descrição Coordenador

Dr Mateo Macia Gómez

Dra Meri Nádia Merlin

Data Publicação

2020

Localização

Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil

Posición: 419 (168 Puntos de vista)