O presente estudo visa demonstrar as possibilidades e as limites para desenvolvimento do
ensino da programação de computadores nos anos iniciais do ensino fundamental brasileiro. É
habitual a relação social com dispositivos tecnológicos em locais…
O presente trabalho investigou o processo de introdução da Informática na Educação nas
escolas estaduais de Porto Alegre, no período de 2013 a 2016. Este processo compreendeu a
distribuição dos equipamentos nas escolas e a formação dos professores…
O presente artigo constitui-se em uma revisão de literatura, de natureza exploratória e seletiva, com objetivo de mapear estudos que envolvem o letramento informacional e o processo de atenção, levantar possíveis tópicos de pesquisas e identificar…
Objetivou-se analisar se a competência em informação e a teoria da complexidade podem contribuir para a valorização e institucionalização do grafite como documento passível de tratamento em arquivos públicos. Realizou-se uma …
Analisa como a participação das mulheres está representada nos acervos arquivísticos referentes à Escravatura e à Abolição da
Escravidão no Brasil. O campo de estudo foi constituído pelo arquivo da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e Arquivo…
O artigo aborda a competência em informação (CoInfo) enquanto disciplina conectada a programas de formação
institucional. Com um estudo de caso, a pesquisa de natureza qualitativa e descritiva relata as experiências e
as ações bibliotecária e…
Apresenta as perspectivas conceituais sobre a mediação cultural em bibliotecas na produção científica da Ciência da Informação no Brasil. Explora a Base de Dados de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), a Biblioteca Digital Brasileira de…
This small-scale case study attempts to explore the causes of one adult student’s reluctance to speak English in classroom in Aracaju, Brazil. The research employed semi-structured interviews and classroom observations to collect data. It will detail…
Vídeo de apresentação do V Seminário Hispano-Brasileiro de pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade realizado nos dias 14 a 20 de outubro de 2017, na Universidade Tiradentes em Aracaju, Sergipe.