Dublin Core
Título
MAPEAMENTO DOS MÉTODOS DE PESQUISA PARA A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO
Materia
Competência em Informação;
Métodos de pesquisa;
Ciência da Informação.
Autor
Alessandra de Souza Santos,
Luiz Cláudio Gomes Maia
Descripción
A competência em informação tem sido objeto de estudo em Ciência da Informação devido à sua relevância para a aprendizagem ao longo da vida, uma vez que desenvolve a compreensão sobre a forma, os processos e o ciclo de produção e uso de diferentes modalidades de informação, permitindo que o usuário reflita criticamente sobre a complexidade envolvida nessa produção. Portanto, o escopo da pesquisa consistiu em identificar as metodologias utilizadas na pesquisa sobre competência em informação no Brasil, utilizando-se o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O presente estudo se trata de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa e realizou um mapeamento sistemático da literatura, em que se buscou responder às seguintes questões: (Q1) quais as abordagens de pesquisa mais usados nos estudos sobre a competência em informação no Brasil; (Q2) quais as fontes de pesquisa mais usadas nesses estudos; e (Q3) quais os procedimentos de pesquisa mais usados nesses estudos. A pesquisa foi realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e utilizou como descritores para a busca os termos: “information literacy”, “competência em informação”, “competência informacional”, “letramento informacional”, “alfabetização em informação” e “alfabetização informacional”, totalizando-se 330 resultados da busca. Não houve uso de filtro temporal ou de língua, tendo as buscas sido realizadas em maio de 2021. Os critérios de inclusão foram: teses e dissertações pertencentes a Programas de Pós-Graduação de Ciência da Informação que trataram sobre competência em informação; presença de um dos descritores usados na busca no título da tese e/ou dissertação; arquivos completos das teses ou dissertações disponíveis na plataforma. Foram excluídos as teses e dissertações repetidas e aquelas que não estavam em conformidade com os critérios de inclusão, obtendo-se um total de 68 resultados. Os artigos foram categorizados conforme as informações fornecidas pelos autores. Os resultados apontam que as pesquisas sobre competência em informação priorizaram os métodos de abordagem qualitativa, sendo seguidos pelos métodos de abordagem mista de pesquisa. Em relação às fontes de pesquisa, a pesquisa bibliográfica, seguida da pesquisa documental, foram as mais recorrentes. Sobre os procedimentos de pesquisa, os mais recorrentes foram estudo de caso, seguido por levantamento (survey) e pesquisa-ação. Conclui-se que as pesquisas sobre competência em informação concentram-se em estudos de caso, com grande volume de estudo documental, o que pode indicar a incipiência da temática no Brasil.
Editor
Universidade de Brasília- UnB
Fecha
22/11/2021
Derechos
Aos respectivos autores
Idioma
Português
Tipo
Texto
Cobertura
Científica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Competência em Informação, Alfabetização Midiática e informacional
Descrição Coordenador
Prof.ª Dra. Martha Suzana Cabral Nunes (ABECIN/UFS)
Prof. Dr. Pablo Parra Valero (UCM)
Data Publicação
22/11/2021
Instituição de Origem
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
País de Origem
Brasil
Localização
Universidade de Brasília- UnB
Posición: 844 (95 Puntos de vista)