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Título
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’s) E SEUS DESAFIOS: AGENDA 2030
Materia
Tecnologias de Informação,
Comunicação,
Educação,
Agenda 2030
Comunicação,
Educação,
Agenda 2030
Autor
Paola Catarina Pitol Carvalho
Descripción
Introdução: A proposta vincula-se a temática - V Políticas de Informação e Agenda 2030. Trata-se de discutir um tópico da Agenda 2030, referente à importância do uso das tecnologias de Informação e Comunicação com competência e em prol da educação, nos processos de conhecimento para o desenvolvimento educacional, cultural e social. A contemporaneidade tem como característica uma sociedade tecnológica. Considera-se que muitos países em desenvolvimento essas tecnologias se faz presente. Mas diante disso quase desafios para o uso e acessibilidade? De quem é a responsabilidade? Apenas da escola e profissionais da área? Mediante esse aspecto, é preciso analisar todo o contexto, e as diferentes sociedades tecnológicas formadas e as excluídas, principalmente em países de baixa renda e produtividade econômica. Outra questão se refere à falta de infraestrutura e pessoal qualificado em aperfeiçoar as competências tecnológicas em países que já possuem recursos, no entanto, faltam habilidades necessárias para desenvolver práticas que visem adquirir o desenvolvimento tecnológico com o intuito de contribuir para uma educação de qualidade. objetivo: Discutir os obstáculos frente ao objetivo 4 da agenda 2030 (Educação de Qualidade) o uso das tecnologias e sua importância para o progresso e desenvolvimento de uma educação melhor, visto que as tecnologias estão presente cada vez mais na sociedade atual. (Considerando os “excluídos dessa sociedade digital”). Opina sobre as diretrizes na solução dos empasses frente aos objetivos referentes ao acesso e uso as tecnologias. metodologia: o estudo é exploratório, qualitativo, tendo por base artigos após a publicação da agenda 2030. Os artigos publicados sobre a temática, foram realizados nas bases de dados coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior e google acadêmico. resultados: Evidencia-se que há grandes e diversificadas desigualdades frente ao acesso e uso das tecnologias. conclusão: Conclui-se que mesmo com acessibilidade, falta competência no uso das tecnologias, de forma consciente e produtiva do ponto de vista educacional, social e cultural. Considera que o “mau uso” das mesmas não agrega conhecimentos para o processo de desenvolvimento educacional, cultural e principalmente, para uma sociedade mais igualitária. Nesse processo, verifica-se um conjunto de fatores que deve-se levar em consideração quando se trata de desenvolvimento de uma educação de qualidade. Alguns merecem destaque: Informação, conhecimento e aprendizagem junto às TIC’s.
Editor
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
Fecha
12/11/2019
Derechos
Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Ciência da Informação
PAOLA CATRINA PITOL CARVALHO
Idioma
Português
Tipo
Texto
Identificador
ISSN 2675-2409
Cobertura
Programação Cientifica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Políticas de Informação e Agenda 2030
Descrição Coordenador
Dra Aurora Cuevas Cerveró
Dr. Juan Jose Prieto
Data Publicação
2020
Localização
Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil
Posición: 346 (183 Puntos de vista)