AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’s) E SEUS DESAFIOS: AGENDA 2030

AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) E SEUS DESAFIOS AGENDA 2030_2019_(Memória, Patrimônio Digital e Políticas de informação)207_221.pdf

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Título

AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’s) E SEUS DESAFIOS: AGENDA 2030

Materia

Tecnologias de Informação,
Comunicação,
Educação,
Agenda 2030

Autor

Paola Catarina Pitol Carvalho

Descripción

Introdução: A proposta vincula-se a temática - V Políticas de Informação e Agenda 2030. Trata-se de discutir um tópico da Agenda 2030, referente à importância do uso das tecnologias de Informação e Comunicação com competência e em prol da educação, nos processos de conhecimento para o desenvolvimento educacional, cultural e social. A contemporaneidade tem como característica uma sociedade tecnológica. Considera-se que muitos países em desenvolvimento essas tecnologias se faz presente. Mas diante disso quase desafios para o uso e acessibilidade? De quem é a responsabilidade? Apenas da escola e profissionais da área? Mediante esse aspecto, é preciso analisar todo o contexto, e as diferentes sociedades tecnológicas formadas e as excluídas, principalmente em países de baixa renda e produtividade econômica. Outra questão se refere à falta de infraestrutura e pessoal qualificado em aperfeiçoar as competências tecnológicas em países que já possuem recursos, no entanto, faltam habilidades necessárias para desenvolver práticas que visem adquirir o desenvolvimento tecnológico com o intuito de contribuir para uma educação de qualidade. objetivo: Discutir os obstáculos frente ao objetivo 4 da agenda 2030 (Educação de Qualidade) o uso das tecnologias e sua importância para o progresso e desenvolvimento de uma educação melhor, visto que as tecnologias estão presente cada vez mais na sociedade atual. (Considerando os “excluídos dessa sociedade digital”). Opina sobre as diretrizes na solução dos empasses frente aos objetivos referentes ao acesso e uso as tecnologias. metodologia: o estudo é exploratório, qualitativo, tendo por base artigos após a publicação da agenda 2030. Os artigos publicados sobre a temática, foram realizados nas bases de dados coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior e google acadêmico. resultados: Evidencia-se que há grandes e diversificadas desigualdades frente ao acesso e uso das tecnologias. conclusão: Conclui-se que mesmo com acessibilidade, falta competência no uso das tecnologias, de forma consciente e produtiva do ponto de vista educacional, social e cultural. Considera que o “mau uso” das mesmas não agrega conhecimentos para o processo de desenvolvimento educacional, cultural e principalmente, para uma sociedade mais igualitária. Nesse processo, verifica-se um conjunto de fatores que deve-se levar em consideração quando se trata de desenvolvimento de uma educação de qualidade. Alguns merecem destaque: Informação, conhecimento e aprendizagem junto às TIC’s.

Editor

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação

Fecha

12/11/2019

Derechos

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
PAOLA CATRINA PITOL CARVALHO

Idioma

Português

Tipo

Texto

Identificador

ISSN 2675-2409

Cobertura

Programação Cientifica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Políticas de Informação e Agenda 2030

Descrição Coordenador

Dra Aurora Cuevas Cerveró

Dr. Juan Jose Prieto

Data Publicação

2020

Localização

Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil

Posición: 346 (183 Puntos de vista)