Dublin Core
Título
COMPETÊNCIAS CONVERSACIONAIS: UMA JORNADA DE APRENDIZADO TRANSFORMACIONAL PELO MUNDO DAS REDAÇÕES JORNALÍSTICAS, COM BASE NA METODOLOGIA DA “TEORIA FUNDAMENTADA DOS DADOS”
Materia
Teoria Fundamentada Dos Dados
Competências Conversacionais
Redações Jornalísticas
Autor
Ana Cristina Carneiro dos Santos
Gentil José de Lucena Filho
Descripción
O trabalho explora o desenvolvimento de uma pesquisa sobre “competências conversacionais em ambientes de redações jornalísticas”, realizada no âmbito do doutorado do Programa de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, durante o período sanduíche na Brunel University London. Teve como base a Ontologia da Linguagem – que compreende que os comportamentos humanos são significativamente impactados pela Linguagem. A pesquisa investigou a importância das conversas e seu potencial de contribuição para a eficiência e eficácia das rotinas de produção da notícia, dando-lhes visibilidade formal, teórica, filosófica e metodologicamente fundamentadas. Inicialmente, caracterizou-se como descritiva, aplicada e exploratória. Todavia, a utilização de dados primários colhidos em pesquisa anterior, não permitiu a obtenção de respostas ao primeiro instrumento de análise desenvolvido. Entretanto, a tentativa de utilizar o primeiro instrumento de análise, demonstrou a possibilidade de relacionar as características percebidas como dominantes nas redações visitadas com os fundamentos teóricos investigados. Por esse motivo, foi desenvolvido e aplicado um segundo instrumento, a Matriz de Sentidos. Assim, o desafio de realizar uma pesquisa que utilizou dados primários desconhecidos foi superado por meio da criação do método durante o desenvolvimento do trabalho. Dessa forma, tendo como base a Teoria Fundamentada nos Dados, que trata da construção da teoria a partir da observação específica do fenômeno, ao focalizar os dados e o campo de estudo e desenvolver um segundo instrumento de análise de dados, a pesquisa passou a ser considerada também metodológica. Este trabalho discorre a respeito dos principais desafios e aprendizados obtidos durante esse processo.
Editor
Madrid: Universidad Complutense de Madrid, Facultad de Ciencias de la Documentación.
Fecha
13/11/2018
Derechos
Ana Cristina Carneiro dos Santos
Gentil José de Lucena Filho
Madrid: Universidad Complutense de Madrid, Facultad de Ciencias de la Documentación.
Formato
PDF
Idioma
Português
Tipo
Texto
Identificador
ISBN 978-84-09-16795-1
Cobertura
Programação Cientifica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Competências informacionais e digitais: teoria e projetos
Descrição Coordenador
Michela Montesi,
Emir Suaiden
Data Publicação
2019
Instituição de Origem
Universidade de Brasília – UnB
Cidade de Origem
Brasília – D.F
País de Origem
Brasil
Localização
Universidad Complutense de Madrid - UCM
Posición: 234 (185 Puntos de vista)