COMPETÊNCIAS CONVERSACIONAIS: UMA JORNADA DE APRENDIZADO TRANSFORMACIONAL PELO MUNDO DAS REDAÇÕES JORNALÍSTICAS, COM BASE NA METODOLOGIA DA “TEORIA FUNDAMENTADA DOS DADOS”

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Título

COMPETÊNCIAS CONVERSACIONAIS: UMA JORNADA DE APRENDIZADO TRANSFORMACIONAL PELO MUNDO DAS REDAÇÕES JORNALÍSTICAS, COM BASE NA METODOLOGIA DA “TEORIA FUNDAMENTADA DOS DADOS”

Assunto

Teoria Fundamentada Dos Dados
Competências Conversacionais
Redações Jornalísticas

Autor

Ana Cristina Carneiro dos Santos
Gentil José de Lucena Filho

Descrição

O trabalho explora o desenvolvimento de uma pesquisa sobre “competências conversacionais em ambientes de redações jornalísticas”, realizada no âmbito do doutorado do Programa de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, durante o período sanduíche na Brunel University London. Teve como base a Ontologia da Linguagem – que compreende que os comportamentos humanos são significativamente impactados pela Linguagem. A pesquisa investigou a importância das conversas e seu potencial de contribuição para a eficiência e eficácia das rotinas de produção da notícia, dando-lhes visibilidade formal, teórica, filosófica e metodologicamente fundamentadas. Inicialmente, caracterizou-se como descritiva, aplicada e exploratória. Todavia, a utilização de dados primários colhidos em pesquisa anterior, não permitiu a obtenção de respostas ao primeiro instrumento de análise desenvolvido. Entretanto, a tentativa de utilizar o primeiro instrumento de análise, demonstrou a possibilidade de relacionar as características percebidas como dominantes nas redações visitadas com os fundamentos teóricos investigados. Por esse motivo, foi desenvolvido e aplicado um segundo instrumento, a Matriz de Sentidos. Assim, o desafio de realizar uma pesquisa que utilizou dados primários desconhecidos foi superado por meio da criação do método durante o desenvolvimento do trabalho. Dessa forma, tendo como base a Teoria Fundamentada nos Dados, que trata da construção da teoria a partir da observação específica do fenômeno, ao focalizar os dados e o campo de estudo e desenvolver um segundo instrumento de análise de dados, a pesquisa passou a ser considerada também metodológica. Este trabalho discorre a respeito dos principais desafios e aprendizados obtidos durante esse processo.

Editor

Madrid: Universidad Complutense de Madrid, Facultad de Ciencias de la Documentación.

Data

13/11/2018

Direitos

Ana Cristina Carneiro dos Santos
Gentil José de Lucena Filho
Madrid: Universidad Complutense de Madrid, Facultad de Ciencias de la Documentación.

Formato

PDF

Idioma

Português

Tipo

Texto

Identificador

ISBN 978-84-09-16795-1

Abrangência

Programação Cientifica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Competências informacionais e digitais: teoria e projetos

Descrição Coordenador

Michela Montesi,
Emir Suaiden

Data Publicação

2019

Instituição de Origem

Universidade de Brasília – UnB

Cidade de Origem

Brasília – D.F

País de Origem

Brasil

Localização

Universidad Complutense de Madrid - UCM

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