Competência (in)formativas na era digital: estudo sobre a transgressão disciplinar nas práticas formativa e informativas da ciência da informação

COMPETENCIA INFORMATIVA NA ERA DIGITAL.pdf

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Título

Competência (in)formativas na era digital: estudo sobre a transgressão disciplinar nas práticas formativa e informativas da ciência da informação

Assunto

Ciência da informação
Competências informativas
Transgressão disciplinar
Práticas formativas

Autor

GERLIN, Meri Nadia Marques
SOUSA, Rodrigo Silva Caxias de

Descrição

Este estudo analisa a transgressão disciplinar na Ciência da Informação (CI) para pensarmos no
constructo teórico-conceitual das práticas formativas advindas das competências informativas na
“Era digital”; ou era da informação como também é denominada desde o final do século XX
devido ao crescimento do uso das novas tecnologias. A coadunação das abordagens inter e
transdisciplinares auxiliam no delineamento da pesquisa exploratória e do método de
levantamento bibliográfico e documental, culminando na identificação das publicações de
entidades de classes da área da informação e do arcabouço teórico-conceitual da CI e áreas
interdisciplinares como a Biblioteconomia e a Educação. Partimos dessa estratégia para
(re)pensarmos no intercambiamento de saberes da Filosofia da Educação com fazeres da
Formação Cidadã direcionados ao desenvolvimento das “competências em informação, digital e
leitora” no espaço presencial e no ciberespaço (espaço híbrido), já que essas competências
informativas darão base para costuras de outros diálogos no campo da CI e das (novas) áreas e
temáticas interdisciplinares. Este é um ponto de partida para colocarmos em questão o lugar que
as práticas formativas recebem no âmbito dessa ciência por meio da perspectiva transdisciplinar,
apontando que a adoção solitária da abordagem interdisciplinar não dará conta da transgressão necessária à proposição da teoria e prática transformadora (práxis) requerida em processos de
aprendizagens mediatizados e/ou autônomos.

Editor

Revista Fontes Documentais

Data

14-09-2023

Direitos

Meri Nadia Marques Gerlin
Rodrigo Silva Caxias de Sousa

Formato

PDF

Idioma

pt

Tipo

Texto

Identificador

DOI: 10.9771/rfd.v7i0.66389

Abrangência

Publicações

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Competência em informação, compotamentos e hábitos informativos

Descrição Coordenador

Profª. Dra. Maria Gladys Ceretta Soria (Universidade da República - Uruguai)
Profª. Dra. Mônica Peres (Universidade de Brasília)

Data Publicação

31-05-2025

Instituição de Origem

Universidade Federal do Espirito Santo (UFES)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Cidade de Origem

Espirito Santo
Rio Grande do Sul

País de Origem

Brasil

Localização

Salvador - Bahia

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