Dublin Core
Título
AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS INFOCOMUNICACIONAIS SOB A PERSPECTIVA DA METALITERACY
Assunto
Competências infocomunicacionais; Metaliteracy; Competência em informação; Competência em Comunicação.
Autor
Jussara Borges
Miguel Ángel Marzál García-Quismondo
Eduardo Ruvalcaba Burgoa
Descrição
Uma sociedade baseada no conhecimento é demandante de competências infocomunicacionais, como a criticidade perante conteúdos e fontes e a capacidade de relacionar-se com indivíduos que podem estar física e culturalmente distantes. Os estudos sob o conceito de metaliteracy vêm tratando desta problemática e fornecem a base teórica sob a qual os resultados de campo deste trabalho serão analisados. Assim, os objetivos são: 1) examinar, do ponto de vista teórico, a propriedade do conceito de metaliteracy para compreender o comportamento informacional e comunicacional; 2) apresentar resultados empíricos que evidenciem a relação entre o conceito de metaliteracy e o comportamento infocomunicacional de estudantes de pós-graduação. O método envolveu sistematização da literatura para situar o assunto teoricamente e pesquisa empírica com 86 estudantes de pós-graduação que responderam a um questionário disponível online entre 14 e 31 de março de 2016. Destes, 59 respondentes são de países hispano-falantes: Espanha, México e Uruguai e 27 são brasileiros. Dentre os resultados destaca-se a consolidação da colaboração no comportamento infocomunicacional dos estudantes, que consideram e recorrem a fontes de informação distintas, como aquelas geradas por outros usuários a exemplo das redes sociais especializadas. Contudo, observaram-se competências a serem mais desenvolvidas, como a capacidade de interatuar com pessoas de culturas diferentes. As conclusões indicam a propriedade da metaliteracy para compreender e lançar luz sobre a aprendizagem e o comportamento infocomunicacional, principalmente por destacar a metacognição e o conectivismo
Editor
Universidad Complutense de Madrid - UCM
Data
16/11/2016
Direitos
Universidad Complutense de Madrid - UCM
Jussara Borges
Miguel Ángel Marzál García-Quismondo
Eduardo Ruvalcaba Burgoa
Formato
PDF
Idioma
Português
Tipo
Texto
Identificador
ISBN: 978-84-617-6684-0
Abrangência
Programação científica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Competências em informação.
Descrição Coordenador
Dra. Lillian Alvares
Dra. Sonia Sánchez
Data Publicação
2017
Instituição de Origem
Universidade Federal da Bahia - UFBA
Universidad Carlos III de Madrid - UC3M
Cidade de Origem
Bahia
Madri
País de Origem
Brasil
Espanha
Localização
Facultad de Ciencias de la Documentación
Departamento de Biblioteconomía y Documentación
Universidad Complutense de Madrid - Espanha
Departamento de Biblioteconomía y Documentación
Universidad Complutense de Madrid - Espanha
Posição: 573 (142 visualizações)