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Título
Rumos e possibilidades da inserção da cultura da gestão do conhecimento: quebrando paradigmas da educação profissional no SENAC/RN
Assunto
Gestão do conhecimento
Cultura organizacional
Educação profissional
Comunicação organizacional
Autor
SOUZA, Henrique Clementino de
Descrição
Desde as primeiras pesquisas acerca do temário relacionado à gestão do conhecimento
historicamente registrada na segunda metade da década de 1990, esta se apresentou, por sua vez, como
uma possibilidade de investigação sobre o gerenciamento e compartilhamento do processo de gestão do
conhecimento. No entanto, compreender os rumos e possibilidades sobre a utilização da gestão do
conhecimento em nível organizacional foi algo que trouxe a inquietação necessária nesta pesquisa em
busca de entender como gerir o conhecimento considerado como intangível e de peculiaridades subjetivas e
cognitivas individualmente. A partir da problemática desta pesquisa busca-se respostas para compreender
alguns pontos necessários no âmbito da gestão do conhecimento em sua íntima relação com a educação
profissional conduzida como eixo central de atuação do Senac/RN. O objetivo central desta pesquisa é
analisar as possibilidades e os rumos que se pode adotar ao se tratar da inserção da gestão do
conhecimento como algo de suma relevância para a gestão de ativos intelectuais no âmbito da educação
profissional no Senac/RN de modo a fazer com que paradigmas de que a gestão do conhecimento é
complexa e inalcançável possam proporcionar a quebra de estigmas para implementação de programas
internos que incentivem os colaboradores a realizarem suas práticas profissionais pautadas no cerne das
questões atinentes a gestão do conhecimento, trazendo resultados mais satisfatórios para as questões
educacionais. Esta pesquisa é de natureza qualitativa com abordagem descritiva e baseada em estudo de
caso conduzido no seio da própria organização em apreço. A pesquisa apresenta que as atividades que
inicialmente devem ser adotadas para inserção da cultura da gestão do conhecimento no cotidiano das
práticas educacionais e organizacionais do Senac/RN estão intimamente ligadas a exposição clara e cabal
de que a gestão do conhecimento deve ser consolidada para fins de melhorias de resultados de modo a
construir-se internamente modelos que levem ao aperfeiçoamento dos métodos de trabalho a partir das
contribuições decorrentes da gestão do conhecimento em interface com a almejada comunicação
organizacional mais eficiente. Desta forma foi imprescindível entender algo subjetivo e até então abstrato
para muitos que é o processo de “gerir o conhecimento em nível organizacional e educacional”, bem como
de que forma pode-se promover a externalização construída coletiva e individualmente do conhecimento,
para que assim seja adotada a cultura de se estimular os colaboradores no eixo da educação profissional a
fomentar a criação de conhecimento no ambiente pedagógico e organizacional.
historicamente registrada na segunda metade da década de 1990, esta se apresentou, por sua vez, como
uma possibilidade de investigação sobre o gerenciamento e compartilhamento do processo de gestão do
conhecimento. No entanto, compreender os rumos e possibilidades sobre a utilização da gestão do
conhecimento em nível organizacional foi algo que trouxe a inquietação necessária nesta pesquisa em
busca de entender como gerir o conhecimento considerado como intangível e de peculiaridades subjetivas e
cognitivas individualmente. A partir da problemática desta pesquisa busca-se respostas para compreender
alguns pontos necessários no âmbito da gestão do conhecimento em sua íntima relação com a educação
profissional conduzida como eixo central de atuação do Senac/RN. O objetivo central desta pesquisa é
analisar as possibilidades e os rumos que se pode adotar ao se tratar da inserção da gestão do
conhecimento como algo de suma relevância para a gestão de ativos intelectuais no âmbito da educação
profissional no Senac/RN de modo a fazer com que paradigmas de que a gestão do conhecimento é
complexa e inalcançável possam proporcionar a quebra de estigmas para implementação de programas
internos que incentivem os colaboradores a realizarem suas práticas profissionais pautadas no cerne das
questões atinentes a gestão do conhecimento, trazendo resultados mais satisfatórios para as questões
educacionais. Esta pesquisa é de natureza qualitativa com abordagem descritiva e baseada em estudo de
caso conduzido no seio da própria organização em apreço. A pesquisa apresenta que as atividades que
inicialmente devem ser adotadas para inserção da cultura da gestão do conhecimento no cotidiano das
práticas educacionais e organizacionais do Senac/RN estão intimamente ligadas a exposição clara e cabal
de que a gestão do conhecimento deve ser consolidada para fins de melhorias de resultados de modo a
construir-se internamente modelos que levem ao aperfeiçoamento dos métodos de trabalho a partir das
contribuições decorrentes da gestão do conhecimento em interface com a almejada comunicação
organizacional mais eficiente. Desta forma foi imprescindível entender algo subjetivo e até então abstrato
para muitos que é o processo de “gerir o conhecimento em nível organizacional e educacional”, bem como
de que forma pode-se promover a externalização construída coletiva e individualmente do conhecimento,
para que assim seja adotada a cultura de se estimular os colaboradores no eixo da educação profissional a
fomentar a criação de conhecimento no ambiente pedagógico e organizacional.
Editor
Seminário Hispano Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade
Data
14-09-2024
Direitos
Henrique Clementino de Souza
Formato
PDF
Idioma
pt
Tipo
Texto
Abrangência
Publicações
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Gestão da informação, comunicação e organização do conhecimento
Descrição Coordenador
Profº. Dr. Mateo Macía Gómez (UCM)
Profª. Dra. Bruna Bonfim Lessa (UFBA)
Instituição de Origem
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/RN)
Cidade de Origem
Natal
País de Origem
Brasil
Localização
Salvador - Bahia
Posição: 1015 (23 visualizações)