Rumos e possibilidades da inserção da cultura da gestão do conhecimento: quebrando paradigmas da educação profissional no SENAC/RN

RUMOS E POSSIBILIDADES DA INSERÇÃO DA CULTURA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO_ QUEBRANDO PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO SENAC_RN .docx.pdf

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Título

Rumos e possibilidades da inserção da cultura da gestão do conhecimento: quebrando paradigmas da educação profissional no SENAC/RN

Assunto

Gestão do conhecimento
Cultura organizacional
Educação profissional
Comunicação organizacional

Autor

SOUZA, Henrique Clementino de

Descrição

Desde as primeiras pesquisas acerca do temário relacionado à gestão do conhecimento
historicamente registrada na segunda metade da década de 1990, esta se apresentou, por sua vez, como
uma possibilidade de investigação sobre o gerenciamento e compartilhamento do processo de gestão do
conhecimento. No entanto, compreender os rumos e possibilidades sobre a utilização da gestão do
conhecimento em nível organizacional foi algo que trouxe a inquietação necessária nesta pesquisa em
busca de entender como gerir o conhecimento considerado como intangível e de peculiaridades subjetivas e
cognitivas individualmente. A partir da problemática desta pesquisa busca-se respostas para compreender
alguns pontos necessários no âmbito da gestão do conhecimento em sua íntima relação com a educação
profissional conduzida como eixo central de atuação do Senac/RN. O objetivo central desta pesquisa é
analisar as possibilidades e os rumos que se pode adotar ao se tratar da inserção da gestão do
conhecimento como algo de suma relevância para a gestão de ativos intelectuais no âmbito da educação
profissional no Senac/RN de modo a fazer com que paradigmas de que a gestão do conhecimento é
complexa e inalcançável possam proporcionar a quebra de estigmas para implementação de programas
internos que incentivem os colaboradores a realizarem suas práticas profissionais pautadas no cerne das
questões atinentes a gestão do conhecimento, trazendo resultados mais satisfatórios para as questões
educacionais. Esta pesquisa é de natureza qualitativa com abordagem descritiva e baseada em estudo de
caso conduzido no seio da própria organização em apreço. A pesquisa apresenta que as atividades que
inicialmente devem ser adotadas para inserção da cultura da gestão do conhecimento no cotidiano das
práticas educacionais e organizacionais do Senac/RN estão intimamente ligadas a exposição clara e cabal
de que a gestão do conhecimento deve ser consolidada para fins de melhorias de resultados de modo a
construir-se internamente modelos que levem ao aperfeiçoamento dos métodos de trabalho a partir das
contribuições decorrentes da gestão do conhecimento em interface com a almejada comunicação
organizacional mais eficiente. Desta forma foi imprescindível entender algo subjetivo e até então abstrato
para muitos que é o processo de “gerir o conhecimento em nível organizacional e educacional”, bem como
de que forma pode-se promover a externalização construída coletiva e individualmente do conhecimento,
para que assim seja adotada a cultura de se estimular os colaboradores no eixo da educação profissional a
fomentar a criação de conhecimento no ambiente pedagógico e organizacional.

Editor

Seminário Hispano Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade

Data

14-09-2024

Direitos

Henrique Clementino de Souza

Formato

PDF

Idioma

pt

Tipo

Texto

Abrangência

Publicações

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Gestão da informação, comunicação e organização do conhecimento

Descrição Coordenador

Profº. Dr. Mateo Macía Gómez (UCM)
Profª. Dra. Bruna Bonfim Lessa (UFBA)

Instituição de Origem

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/RN)

Cidade de Origem

Natal

País de Origem

Brasil

Localização

Salvador - Bahia

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