Dublin Core
Título
MEDIAÇÃO E USO CRÍTICO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: O PAPEL DA ESCOLA
Assunto
Mediação,
Educação,
Informação,
Tecnologia
Autor
Roseane Andrelo
Tamara de Souza Brandão Guaraldo
Maria Eugênia Porém
Descrição
O objetivo deste artigo foi discutir o uso crítico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) pelos sujeitos no âmbito da inter-relação entre educação e mediação. A partir da pesquisa bibliográfica, nota-se que a discussão sobre a apropriação das TICs pela escola baseia-se em argumentos econômicos e pedagógicos pautados na tecnologia como meio eficaz para ensinar conceitos básicos, criação de programas específicos para necessidades especiais, preparar o educando para o mercado de trabalho e atingir grande número de estudantes. Apreende-se que as TICs são necessárias, mas não suficientes, pois ao exercer o papel mediador entre o público e a realidade concreta, expõem a consequente necessidade de preparar as pessoas para o seu uso crítico e criativo. A mediação e uso crítico acontecem quando a educação promove um amplo debate de todos os atores no processo de apropriação da informação, envolvendo educadores e educandos, meios e usuários, comunidades, movimentos sociais, entre outros, construindo e negociando o significado das informações veiculadas.
Editor
Faculdade de Ciência da Informação – FCI
Universidade de Brasília - UnB
Data
25/06/2015
Direitos
Roseane Andrelo
Tamara de Souza Brandão Guaraldo
Maria Eugênia Porém
Formato
PDF
Idioma
Português
Tipo
Texto
Identificador
ISBN: 978 – 85 – 88130 – 46 – 3
Abrangência
Programação Cientifica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Gestão da informação, comunicação e tecnologia
Descrição Coordenador
Profa. Dra. Marta Lígia Pomim Valentim (Unesp)
Dra. Cecília Leite de Oliveira (IBICT)
Prof. Dr. Antonio Miranda (UnB)
Data Publicação
2015
Instituição de Origem
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Localização
Universidade Estadual Paulista - Unesp – Campus de Marília- SP
Posição: 375 (173 visualizações)