METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: experiências no ensino de Artes.

Dublin Core

Título

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: experiências no ensino de Artes.

Assunto

Ensino superior,
Docência,
Artes,
Tecnologia

Autor

Samira Souza Brandão
Sergio Roclaw Basbaum

Descrição

As metodologias ativas são um modelo de ensino que tem por objetivo incentivar os alunos a aprender de forma autônoma e participativa a partir de problemas e situações reais. Dessa maneira, o estudante torna-se, de fato, o centro do processo de aprendizagem, pois dele participa ativamente, o que o torna responsável pela construção de conhecimento. Essa participação envolve uma constante interação entre diversos espaços e meios. Entre estes, passa a existir uma relação de continuidade, a qual traz ao espaço da sala de aula outras dimensões, o que torna a aprendizagem muito mais interessante para as novas gerações. Essa integração se realiza por meio de tecnologias que trazem ao processo de ensinar-aprender a ideia de um espaço estendido, uma sala de aula ampliada – que se entrecruza, e se combina continuamente. O objetivo desse artigo é discutir as metodologias ativas no ensino superior e apresentar experiências realizadas no ensino de Artes no curso de bacharelado em Comunicação das Artes do Corpo da PUC/SP, um curso inovador nos contextos nacional e internacional. No ensino superior um dos objetivos é promover a apropriação de informações em longo prazo, gerando conhecimento, e para isso é fundamental motivar os alunos para uma aprendizagem mais aprofundada, com novas metodologias e dinâmicas, que possibilitam aos alunos aplicar essas informações em novos ambientes e expandir seus talentos e capacidade de pensamento, visto que não aprendemos da mesma maneira. Deste modo, este artigo propõe uma discussão inicial sobre as metodologias ativas no ensino superior e suas principais características, por meio de pesquisa exploratória, que tem como objetivo proporcionar visão geral, de tipo aproximativo, acerca de determinado fato. Como resultado, considera-se que, ao relacionar estudos teórico-práticos de dança, teatro e performance, o curso de Comunicação das Artes do Corpo tem como ponto de partida as experiências que não vêm de formatos pré-estabelecidos. Em vez disso, propõe a investigação de novos procedimentos de criação e uso de tecnologias estabelecendo pontes de reflexão com Filosofia, Cultura, Ciência, História e Política. Em sintonia com o pensamento da arte contemporânea, é interdisciplinar e não fragmenta, mas inter-relaciona os saberes diversos.

Editor

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação

Data

12/11/2019

Direitos

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Samira Souza Brandão
Sergio Roclaw Basbaum

Idioma

Português

Tipo

Texto

Identificador

ISSN 2675-2409

Abrangência

Programação Cientifica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Inovação, Tecnologia e Docência

Descrição Coordenador

Dr Benedito Medeiros

Dra Elmira Simeão

Data Publicação

2020

Localização

Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil

Posição: 135 (192 visualizações)