Dublin Core
Título
A DISCIPLINA DE ALFABETIZAÇÃO INFORMACIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO: REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
Materia
Docência no Ensino Superior;
Ciência da Informação;
Ciências Humana;
Competência Informacional.
Autor
Renata Braz Gonçalves,
Aurora Cuevas-Cerveró
Descripción
Refletir sobre a docência no ensino universitário é uma prática cada vez mais necessária, contudo, cada dia mais rara. Este artigo tem por finalidade compartilhar a análise sobre a oportunidade de reflexão acerca da prática docente como professora ajudante na disciplina de Alfabetización Informacional do curso de Master en Información e Documentación, da Facultad de Ciencias de la Documentación da Universidade Complutense de Madrid. A pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa tendo utilizado como técnicas de coleta de dados a análise documental e a observação participante. Como resultados, apresentamos a descrição e reflexão sobre o processo de planejamento, execução das aulas e avaliação dos alunos e da disciplina. Conclui-se que esse tipo de disciplina, bem como a metodologia de trabalhos desenvolvida deveria estar presente em todos os cursos de Ciência da Informação em nível de graduação e pós-graduação a fim de que a exclusão social possa ser minimizada a partir do desenvolvimento de competências informacionais e a da inclusão digital.
Editor
Universidade Tiradentes - UNIT/Sergipe
Fecha
19/10/2017
Derechos
Renata Braz Gonçalves,
Aurora Cuevas-Cerveró
Formato
PDF
Idioma
Português
Tipo
Texto
Identificador
ISSN: 2179-4901
Cobertura
Programação Cientifica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Competência em Informação
Descrição Coordenador
Aida Varela
Camila Araújo dos Santos
Data Publicação
2017
Instituição de Origem
Universidade Federal do Rio Grande - FURG - Rio Grande do Sul - Brasil
Universidade Complutense de Madrid - UCM - Madrid - Espanha
Cidade de Origem
Rio Grande- Rio Grande do Sul
País de Origem
Brasil
Localização
Universidade Tiradentes - UNIT/Sergipe
Posición: 245 (184 Puntos de vista)