Ver Itens (13 total)

  • Tags: Educação

Conhecimento, informação, comunicação e sociedade são temáticas estudadas com profundidade e articulação, em várias áreas. Paradigmas dos fenômenos infocomunicacionais, baseados em princípios de armazenagem, disponibilidade e disseminação ganharam…

Posição: 687 (98 visualizações)

POSSIBILIDADES E LIMITES PARA ENSINO DE PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.pdf
O presente estudo visa demonstrar as possibilidades e as limites para desenvolvimento do
ensino da programação de computadores nos anos iniciais do ensino fundamental brasileiro. É
habitual a relação social com dispositivos tecnológicos em locais…

Posição: 419 (136 visualizações)

Defesa_Mara_Final.pdf
O presente trabalho investigou o processo de introdução da Informática na Educação nas
escolas estaduais de Porto Alegre, no período de 2013 a 2016. Este processo compreendeu a
distribuição dos equipamentos nas escolas e a formação dos professores…

Posição: 493 (128 visualizações)

2 Juventude, Educação, Conhecimento E Competência Em Informação.pdf
Este artigo é um recorte de um processo embrionário de uma investigação que busca identificar, analisar e avaliar o nível de competência em informação e compreender a percepção de jovens - assistidos por um projeto social que desenvolve suas ações…

Posição: 183 (155 visualizações)

14.BASES EPISTEMOLÓGICAS, PARADIGMAS DE GESTÃO E A SUA  ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO.pdf
O presente artigo apresenta uma reflexão sobre as origens da ciência e os fundamentos para o desenvolvimento das bases epistemológicas, evidenciando a importância do domínio dos processos, do pensamento científico e dos paradigmas de gestão. A…

Posição: 419 (136 visualizações)

9.POSSIBILIDADES E LIMITES PARA ENSINO DE PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO  FUNDAMENTAL.pdf
O presente estudo visa demonstrar as possibilidades e as limites para desenvolvimento do ensino da programação de computadores nos anos iniciais do ensino fundamental brasileiro. É habitual a relação social com dispositivos tecnológicos em locais que…

Posição: 115 (163 visualizações)

AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) E SEUS DESAFIOS AGENDA 2030_2019_(Memória, Patrimônio Digital e Políticas de informação)207_221.pdf
Introdução: A proposta vincula-se a temática - V Políticas de Informação e Agenda 2030. Trata-se de discutir um tópico da Agenda 2030, referente à importância do uso das tecnologias de Informação e Comunicação com competência e em prol da educação,…

Posição: 400 (138 visualizações)

TIC E LITERACIAS DIGITAIS NO ENSINO.pdf
O presente estudo – que decorre de tese de doutorado defendia no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da USP, em 2014– foi desenvolvido junto a professores cursistas do Programa Rede São Paulo de…

Posição: 178 (156 visualizações)

FORMAÇÃO E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DA.pdf
O entendimento da Ciência da Informação como campo de estudo que integra todos os fenômenos ligados à produção, organização, difusão e utilização de informações, nas diferentes áreas do conhecimento, foram objetos de estudo projeto. No projeto de…

Posição: 348 (142 visualizações)

6 CONTRIBUIÇÕES PARA O ENTENDIMENTO DE UM DOMÍNIO.pdf
Um domínio poder ser considerado como o entendimento de uma disciplina, área, especialidade, contexto científico ou domínio de conhecimento. Esta pesquisa objetiva analisar o domínio científico aplicado ao universo das teses defendidas na linha de…

Posição: 178 (156 visualizações)

Formatos de Saída

atom, csv, dcmes-xml, json, omeka-xml, rss2