Dublin Core
Título
CONTEXTOS INVESTIGATIVOS DO PROJETO INFOINCLUSÃO CIDADÃ: FORMAÇÃO PARA O ACESSO À INFORMAÇÃO E AOS SERVIÇOS PÚBLICOS
Assunto
Alfabetização Informacional. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Cidadania. Informação.
Autor
Valeria Pinto Freire
Ronaldo Nunes Linhares
Aurora Cuevas-Cerveró
Descrição
O presente trabalho tem como objetivo analisar os resultados de uma experiência de Alfabetização Informacional (ALFIN) para a formação cidadã de jovens vulnerabilizados socialmente e economicamente atendidos pelo Instituto Luciano Barreto Júnior, entidade sem fins lucrativos localizada na cidade de Aracaju-Sergipe, nordeste do Brasil, que trabalha o desenvolvimento humano de adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos a partir da infoinclusão social. Trata-se de um desdobramento do Projeto Inclusão cidadã: formação para o acesso à informação e aos serviços públicos, realizado por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Complutense de Madri (UCM) e Universidade Tiradentes (UNIT) e contou com o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A pesquisa está fundamentada na Ciência da Informação e na Educação, a partir das categorias teóricas Alfabetização Informacional (Cuevas-Cerveró, 2006, 2007); Area, (2010); Gómez-Hernández (2007); Pasadas Ureña (2010), Marzal García-Quismondo (2008), bem como infoinclusão social em Sorj (2003); autonomia em Freire (2002); da relação com o saber Charlot (2005); e da construção do conhecimento em Morin (2006). Foram utilizados o enfoque quali-quantitativo e a tipologia do Estudo de Caso como modalidade de pesquisa. A construção de dados foi realizada a partir de um questionário online com perguntas fechadas e abertas, que contou com 556 respondentes. Os dados quantitativos foram submetidos à análise se utilizando do pacote estatístico SPSS (Statistical Package for Social Sciences) para a geração da estatística descritiva simples dos resultados das questões fechadas. As análises qualitativas relativas às percepções dos participantes em relação ao referido Projeto foram realizadas segundo a perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin (2004). Os resultados reforçam que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) não são suficientes para situar os processos de aprendizagem e a construção do conhecimento em que a Informação como matéria prima básica ou como
insumo, configura-se como elemento-chave. As práticas de ALFIN contribuíram para o empoderamento dos jovens quanto o acesso à informação e aos serviços públicos do estado brasileiro.
insumo, configura-se como elemento-chave. As práticas de ALFIN contribuíram para o empoderamento dos jovens quanto o acesso à informação e aos serviços públicos do estado brasileiro.
Editor
Universidad Complutense de Madrid - UCM
Data
17/11/2016
Direitos
Universidad Complutense de Madrid - UCM
Valeria Pinto Freire
Ronaldo Nunes Linhares
Aurora Cuevas
Formato
PDF
Idioma
Português
Tipo
Texto
Identificador
ISBN: 978-84-617-6684-0
Abrangência
Programação científica
ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata
Descrição GT
Informação, desenvolvimento e sociedade.
Descrição Coordenador
Dra. Isa Freire
Dr. David Carabantes
Data Publicação
2017
Instituição de Origem
Universidade Tiradentes - UNIT
Cidade de Origem
Tiradentes - Minas Gerais
País de Origem
Brasil
Localização
Facultad de Ciencias de la Documentación
Departamento de Biblioteconomía y Documentación
Universidad Complutense de Madrid - Espanha
Departamento de Biblioteconomía y Documentación
Universidad Complutense de Madrid - Espanha
Posição: 351 (175 visualizações)