CONTEXTOS INVESTIGATIVOS DO PROJETO INFOINCLUSÃO CIDADÃ: FORMAÇÃO PARA O ACESSO À INFORMAÇÃO E AOS SERVIÇOS PÚBLICOS

LIBRO 1 Investigacion en informacion-445-462.pdf

Dublin Core

Title

CONTEXTOS INVESTIGATIVOS DO PROJETO INFOINCLUSÃO CIDADÃ: FORMAÇÃO PARA O ACESSO À INFORMAÇÃO E AOS SERVIÇOS PÚBLICOS

Subject

Alfabetização Informacional. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Cidadania. Informação.

Creator

Valeria Pinto Freire
Ronaldo Nunes Linhares
Aurora Cuevas-Cerveró

Description

O presente trabalho tem como objetivo analisar os resultados de uma experiência de Alfabetização Informacional (ALFIN) para a formação cidadã de jovens vulnerabilizados socialmente e economicamente atendidos pelo Instituto Luciano Barreto Júnior, entidade sem fins lucrativos localizada na cidade de Aracaju-Sergipe, nordeste do Brasil, que trabalha o desenvolvimento humano de adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos a partir da infoinclusão social. Trata-se de um desdobramento do Projeto Inclusão cidadã: formação para o acesso à informação e aos serviços públicos, realizado por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Complutense de Madri (UCM) e Universidade Tiradentes (UNIT) e contou com o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A pesquisa está fundamentada na Ciência da Informação e na Educação, a partir das categorias teóricas Alfabetização Informacional (Cuevas-Cerveró, 2006, 2007); Area, (2010); Gómez-Hernández (2007); Pasadas Ureña (2010), Marzal García-Quismondo (2008), bem como infoinclusão social em Sorj (2003); autonomia em Freire (2002); da relação com o saber Charlot (2005); e da construção do conhecimento em Morin (2006). Foram utilizados o enfoque quali-quantitativo e a tipologia do Estudo de Caso como modalidade de pesquisa. A construção de dados foi realizada a partir de um questionário online com perguntas fechadas e abertas, que contou com 556 respondentes. Os dados quantitativos foram submetidos à análise se utilizando do pacote estatístico SPSS (Statistical Package for Social Sciences) para a geração da estatística descritiva simples dos resultados das questões fechadas. As análises qualitativas relativas às percepções dos participantes em relação ao referido Projeto foram realizadas segundo a perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin (2004). Os resultados reforçam que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) não são suficientes para situar os processos de aprendizagem e a construção do conhecimento em que a Informação como matéria prima básica ou como
insumo, configura-se como elemento-chave. As práticas de ALFIN contribuíram para o empoderamento dos jovens quanto o acesso à informação e aos serviços públicos do estado brasileiro.

Publisher

Universidad Complutense de Madrid - UCM

Date

17/11/2016

Rights

Universidad Complutense de Madrid - UCM
Valeria Pinto Freire
Ronaldo Nunes Linhares
Aurora Cuevas

Format

PDF

Language

Português

Type

Texto

Identifier

ISBN: 978-84-617-6684-0

Coverage

Programação científica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Informação, desenvolvimento e sociedade.

Descrição Coordenador

Dra. Isa Freire
Dr. David Carabantes

Data Publicação

2017

Instituição de Origem

Universidade Tiradentes - UNIT

Cidade de Origem

Tiradentes - Minas Gerais

País de Origem

Brasil

Localização

Facultad de Ciencias de la Documentación
Departamento de Biblioteconomía y Documentación
Universidad Complutense de Madrid - Espanha

Position: 351 (176 views)