A inclusão da pessoa com deficiência no ensino técnico profissionalizante com o uso da tecnologia assitiva fomentando o trabalho e o crescimento econômico conforme o oitavo objetivo de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030

74209.pdf

Dublin Core

Título

A inclusão da pessoa com deficiência no ensino técnico profissionalizante com o uso da tecnologia assitiva fomentando o trabalho e o crescimento econômico conforme o oitavo objetivo de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030

Assunto

Educação profissional,
Inclusão,
Tecnologias assistivas,
Agenda 2030

Autor

Andrea Ribeiro Ramos
Roberto Kanaane

Descrição

Este trabalho apresenta a concepção do docente de educação profissional sobre a inclusão da pessoa com deficiência no ensino técnico profissionalizante de São Paulo com o uso de tecnologia assistiva, pois esta modalidade de ensino possibilita a inclusão do deficiente no mercado de trabalho, fomentando o oitavo objetivo de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU. O projeto tem o propósito de investigar perante a percepção do docente a caracterização da inclusão da pessoa com deficiência e o uso da tecnologia assistiva, contribuindo com o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos conforme a Agenda 2030, que o Brasil é signatário. A abordagem utilizada foi a pesquisa exploratória concomitantemente com a bibliográfica, bem como a utilização de questionários como método. Obteve-se como resultado o conhecimento parcial sobre tecnologia assistiva, a falta de conhecimento adequado do termo inclusão, embora os docentes ministrem aulas para pessoa com deficiência. O que se pode concluir, refere-se a precariedade de formação e de informação adequada. Fundamenta-se em conceitos de inclusão, na classificação e no uso das tecnologias assistivas na educação.

Editor

Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI)

Data

12/11/2019

Direitos

Universidade de Brasília, Faculdade de
Ciência da Informação
Andrea Ribeiro Ramos
Roberto Kanaane

Formato

PDF

Idioma

Português

Tipo

Texto

Identificador

ISSN 1983-5213

Abrangência

Programação Cientifica

ITEM DOCUMENTO TIPO TEXTO Item Type Metadata

Descrição GT

Inovação, Tecnologia e Docência

Descrição Coordenador

Dr Benedito Medeiros

Dra Elmira Simeão

Data Publicação

2020

Localização

Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP - São Paulo / Brasil

Posição: 470 (161 visualizações)