Resumo: O insumo informação é considerado fator de decisão nas organizações públicas e privadas. Dentro das organizações são produzidas e consumidas sistematicamente informações para a execução dos trabalhos diários e para a tomada de decisão. As…
A biblioteca escolar deve ser reconhecida como um equipamento cultural e, ainda, como uma instituição social, com intuito de integrar a sociedade da informação, estabelecendo novos conceitos e se adequando às realidades sociais, culturais, educativas…
A quantidade e variedade de informação disponível evidenciam novas necessidades e demandas no ambiente empresarial. Compreender os mecanismos de acesso e uso da informação pode oferecer vantagens competitivas aos empreendedores ao oferecer…
O presente trabalho apresenta indicadores de avaliação para acompanhar os programas para desenvolvimento de competências informacionais a partir das diretrizes propostas pela National and University Libraries (SCONUL), International Federation of…
A partir dos resultados obtidos em um estudo anterior no qual buscava-se conhecer se as bibliotecas universitárias da cidade de Marília/SP reconheciam suas atividades como parte de organizações aprendentes, buscou-se ampliar a discussão sobre…
Objetiva traçar um panorama das ações de promoção à competência em informação realizada pelas bibliotecas que atendem aos cursos de pós-graduação em engenharia avaliados com conceitos entre seis e sete pela Coordenação de Avaliação de Pessoal de…
Dentre as vicissitudes da formação em Competência em Informação (CoInfo) se destacam alguns aspectos subjetivos, dentre eles a empatia como um fator capaz de estabelecer vínculos entre o formador e o formando em qualquer plano da formação. Mas,…
O dinamismo informacional de uma sociedade em constante mudança é permeado, de forma significativa, pelo avanço tecnológico e o surgimento de novos aparatos. Diante desse contexto, emergem novas competências que sugerem um melhor desenvolvimento e…
Apresenta os resultados parciais de uma investigação que objetivou identificar e revisar as diretrizes europeias para o desenvolvimento da competência em informação, os planos e as políticas de informação e igualdade de gênero da Espanha, bem como,…
Conhecimento, informação, comunicação e sociedade são temáticas estudadas com profundidade e articulação, em várias áreas. Paradigmas dos fenômenos infocomunicacionais, baseados em princípios de armazenagem, disponibilidade e disseminação ganharam…